Quiksilver Brasil afirma que crise não abalará operação brasileira

Uma notícia que está repercutindo nas principais mídias econômicas do mundo nessa quarta-feira é o pedido de falência da Quiksilver. É chocante, pois a marca é uma referência dos esportes de ação desde que foi criada, em 1969. A Quiksilver é dona da DC Shoes desde 2004.
Diante da repercussão impactante, a Quiksilver Brasil emitiu uma nota para acalmar o mercado brasileiro, que segundo o diretor geral no país, Gustavo Belloc, “este processo não gera nenhum impacto na operação da empresa aqui no Brasil, que por sinal, é umas das operações mais rentáveis do grupo no mundo”.
Leia o comunicado na íntegra:

Evento de skate da Quiksilver em Nova York (foto: Sidney Arakaki)
Evento de skate da Quiksilver em Nova York (foto: Sidney Arakaki)

A Quiksilver EUA lança reestruturação e recuperação judicial

Operações subsidiárias estrangeiras, entre elas o Brasil, não serão afetadas pelo pedido de concordata
As operações da Quiksilver nos EUA entraram com processos voluntários de reorganização – recuperação judicial – cobertos pela Legislação de concordata e falência dos Estados Unidos, a fim de melhorar a saúde financeira da operação americana em longo prazo. Com esse movimento a Quiksilver permanece ativa no negócio, e visa dar um passo importante para garantir um futuro mais forte. Um pedido de recuperação judicial nos EUA é comumente usado como um mecanismo para proteger as empresas financeiramente, e não um caminho para a liquidação.
A Quiksilver tem sido um líder icônico no mercado de esportes de ação por mais de 40 anos, e suas outras marcas Roxy e DC também têm conquistado fortes seguidores globais. No entanto, os negócios nos EUA têm enfrentado desafios significativos.

“Este processo pelo qual a Quiksilver Americana está passando faz-se necessário diante das situações adversas que a empresa enfrentou nos últimos anos. É comum empresas entrarem com pedido de concordata, aqui no Brasil conhecido como recuperação judicial, para poderem se reestabelecer financeiramente e dar continuidade em suas operações de forma mais saudável. Este processo não gera nenhum impacto na operação da empresa aqui no Brasil, que por sinal, é umas das operações mais rentáveis do grupo no mundo. Este processo será fundamental para deixar a empresa mais forte financeiramente para o futuro”, declarou Gustavo Belloc, Diretor Geral da Quiksilver no Brasil.

A Empresa solicitou a aprovação legal de U$175 milhões em financiamento com afiliadas da Oaktree Capital Management, L.P. (“Oaktree”) e o Bank of Amercia, N.A. A empresa prevê que esse financiamento, em conjunto com outras fontes de liquidez, será mais do que suficiente para financiar suas operações em andamento nos Estados Unidos e no exterior.

A Oaktree é líder entre os gestores de investimento global, especializando-se em investimentos alternativos, com mais de U$100 bilhões de ativos sob gestão. A empresa, que enfatiza uma abordagem focada em valores e controle de risco para investimentos, possui um histórico de sucesso ao auxiliar empresas durante o processo de reestruturação.

“Após essa cuidadosa consideração, tomamos essa difícil medida, porém necessária, para garantir um futuro promissor para a Quiksilver,” afirmou Pierre Agnes, CEO do grupo Quiksilver. “Com as proteções oferecidas pelo Código de Falência e o financiamento fornecido pela Oaktree, não só seremos capazes de atender às nossas obrigações contínuas para com nossos clientes, fornecedores e colaboradores, como também obteremos a flexibilidade necessária para darmos uma reviravolta nas nossas operações nos EUA e restabelecermos a Quiksilver como uma empresa líder no segmento de esportes radicais. Nossa estrutura de capital inovadora, com um índice muito baixo de dívida para a nossa indústria, permitirá o investimento e revigorará nossas marcas e produtos. Estamos confiantes de que nos ergueremos mais fortes e melhor posicionados para crescer e prosperar no futuro”.

Agnes continuou: “A força financeira e o conhecimento da Oaktree, assim como sua experiência profunda trabalhando com empresas em situações semelhantes à nossa e suas histórias de sucesso na nossa indústria a tornam uma parceira excepcional à medida que progredimos. Valorizamos nossos clientes de atacado, assim como nossos vendedores e fornecedores, portanto, apreciamos seu apoio durante esse processo. Além disso, agradecemos aos nossos colaboradores e atletas engajados e dedicados, os quais continuam sendo os nossos maiores ativos. A Quiksilver é, e continuará sendo, como resultado desse processo, um líder icônico no mercado de esportes de ação”, finalizou.

Com base na concordata, a Empresa pretende continuar com o seu programa de fechamento de lojas existentes para racionalizar sua base de lojas nos EUA.  No Brasil, a empresa prossegue seu plano de expansão através de novas franquias.

Sobre a Quiksilver
A Quiksilver desenvolve e distribui uma linha ampla de produtos que inclui roupas, calçados e acessórios voltados para homens, mulheres e crianças. O grupo também é reconhecido por oferecer produtos de qualidade voltados para praticantes de esportes com pranchas e para os adeptos da natureza, que buscam um estilo de vida proveniente de esportes ao ar livre como surf, skate, snowboarder, BMX, entre outros.
No mundo, as marcas Quiksilver, Roxy e DC Shoes estão presentes em diversos canais de distribuição, entre eles, surf e skateshops, lojas de departamentos esportivos, em mais de 900 lojas próprias e franquedas, além dos e-commerces. A empresa atua principalmente nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, México, Europa, Oriente Médio, África, Reino Unido, Rússia, África do Sul, Austrália, Japão, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Taiwan, China e Indonésia.
A Quiksilver foi fundada em 1969 e está sediada em Huntington Beach, Califórnia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?