The Showcase – Mostruário de arte da adidas em São Paulo

Resumo da abertura da exposição The Showcase, da adidas Skateboarding.

O The Showcase da adidas Skateboarding chegou em São Paulo.

E o evento não podia acontecer em lugar melhor e ter a curadoria de um dos caras que mais entende de arte urbana no mundo, o Lucar Pexão.

A exposição abriu ontem e fica aberta até o dia 21 de setembro na Galeria Fita Tape.

Bati um breve papo com o Pexão na abertura e ele me explicou que:
Me chamaram pra fazer a curadoria. Primeiro, eu confesso que fui um pouco preconceituoso. Pensei, “mais uma exposição com arte de skatista, tipo, grande coisa que o artista anda de skate”. A gente está numa época que o importa é só as obras e não o que o artista faz, se ele anda de skate, se toca guitarra. Ninguém vai olhar o skatista andando mal, zuado e falar “é da hora, ele tá andando zuado mas ele toca guitarra bem pra caralho”. Eu acho que as coisas tem que ser valorizadas pelo resultado do trabalho. Mas a comunidade do skate é realmente uma porta de entrada pra criatividade, pra várias formas de expressão. E a curadoria do showcase é bem aberta. Então eu achei legal isso de poder levar pra um caminho interessante. A minha proposta aqui foi de trazer novos artistas do skate. Acabei não chamando os pesos pesados que já são reconhecidos e trazer uma galera mais nova, uma galera que frequenta a praça Roosevelt, que anda de skate, tem uma produção. Alguns que nem os skatistas conhecem. E acabou se misturando com a equipe da adidas junto. O Akira (Shiroma) já estava na minha lista, já trabalhei com ele em outros projetos. E os outros se empolgaram e foram mostrando os trabalhos. Todo mundo tinha uma pesquisa, todo mundo da equipe tinha um trampo. No final a gente acabou embaralhando todo mundo ali no espaço expositivo e estou feliz com o resultado da exposição. Acho que muita gente está expondo pela primeira vez também. O Renato Custódio, o Cabu, André Calvão já estão numa pegada mais de produção e de expor, mas ainda estão nas primeiras individuais. Então a gente tem um olhar bem recente na produção, bem São Paulo. E faltou um monte de gente, tem um monte de gente fazendo coisas legais. Mas acho que dá pra dar uma agitada no cenário.”

O Pexão convidou alguns artistas e surgiu a ideia dos skatistas brasileiros da adidas também participarem. O Klaus, Dohdoh, Daniel e o Akira de certa forma já haviam participado de eventos de arte. O Rodrigo não. Talvez pela humildade dele, de não se achar artista. E o mais legal, é que a primeira experiência de expor trabalhos, foi num lugar que ele tem uma relação muito próxima, a praça Roosevelt, endereço que ele morou, cresceu e aprendeu a andar de skate. Pra ser mais especial ainda, “é embaixo do prédio que morei quando voltei pro Brasil. Faz mais sentido ainda, de frente pra Roosevelt, centro do skate na cidade”, me comentou o agora “oficialmente artista” Rodrigo.

No Showcase, Rodrigo tem alguns azulejos com prints de fotos de bueiros que ele costuma postar no Instagram. “Rolou um conjunto natural. Uma amiga minha tratou as fotos, conseguimos o contato da impressão nos azulejos e rolou. Foi tudo natural. Não é o meu terreno a arte”.

Na festa de abertura rolou um pocket show do ACruz Sesper Trio, novo projeto do Alexandre Farofa do Garage Fuzz.

A Fita Tape fica na Praça Roosevelt número 134 e o The Showcase fica aberto todos os dias das 14h até 18h. Só colar e descer as escadas, sem precisar pagar nada e pode fazer selfies a vontade.

André Calvão, é santista, morando em São Paulo, 34 anos, fotógrafo profissional desde 2008, amante da fotografia analógica, observador da natureza, fotógrafo dedicado e curioso. Com uma carreira sólida na fotografia de skate, é fotógrafo oficial da Element Skateboards no Brasil e integrante do time de Advocates da marca. Trabalha também com colagem, zines e instalações, sempre tendo a fotografia como alicerce. Em The Showcase, apresenta uma instalação nas portas de vidro da galeria, transpondo suas fotografias panorâmicas de múltipla exposição para reproduções contínuas de uma burocrática impressora matricial, em duas vias + carbono.

Wallace da Silva Costa, vive e trabalha em São Paulo, SP. Fotógrafo orientado por temas que permeiam sua vida, tais como fragmentos da decadência urbana e humana, trabalho, questões culturais e de identidade. Em The Showcase apresenta um passeio pós apocalíptico por ruas sujas, riscadas e abandonadas de São Paulo.

Profissional desde 2007, Klaus Bohms, de São Bernardo do Campo/SP, foi o primeiro brasileiro a fazer parte da equipe adidas Skateboarding, em abril de 2010. Desde então tem usado sua ferramenta de reinterpretar espaços pelo mundo todo, além de fazer música nas horas vagas e, agora, também criando colagens. Os três shapes com colagens apresentados na exposição foram feitos originalmente para serem utilizados de fato, nas ruas, mas por enquanto estão são e salvos na parede da galeria.

Isabel de Castro desenvolve seu trabalho através da colagem, desenho, instalação e performance, entre outros meios. Sua produção em colagem, por exemplo, vai de livros de artista intimistas até composições brutais e quase cômicas, geralmente rasgando as imagens com as mãos ao invés de utilizar estilete, como pode ser visto na série que apresenta em The Showcase.

Luis Moschioni, mais conhecido pelo apelido “Arroiz”, tem 22 anos e anda de skate desde 2000. Nascido em Tatuí, capital da música, de certa forma encara o skate como um instrumento musical. No desenho, suas linhas contínuas fazem pensar em suas manobras de skate fluídas, que também podem ser estranhas e definitivamente autênticas, como a composição de grandes e pequenos trabalhos presente na exposição.
Com uma carreira meteórica no Brasil e mais do que bem pavimentada depois da sua mudança para o exterior, Rodrigo TX se tornou um dos grandes skatistas de rua da história. Esse patrimônio do skate brasileiro entrou para equipe global da adidas Skateboarding em 2013. Em The Showcase, mostra sua série de fotos de tampas de bueiro de diferentes cidades do mundo, sugerindo relações com suas origens no underground e com um tipo particular de atenção que skatistas tem para as ruas.

Erica Maradona é paulistana e mora em Porto Alegre. Como ilustradora e muralista, trabalhou para empresas como Editora Abril, SESC SP e Azul Linhas Aéreas. Durante 2013 e 2014, deu oficinas regulares de pintura no agreste de Pernambuco para crianças de escolas da rede pública e do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Sua exposição “Lá Fora” foi selecionada para a 19ª Mostra SESC Cariri de Culturas que acontecerá em novembro no Cariri cearense. Estuda Artes Visuais na UFRGS e é sócia da Otto Desenhos Animados, produtora pioneira em animação no Brasil, onde desempenha multifunções, de roteirista à office girl. Em The Showcase mostra sua nova pesquisa em desenho, desconstruindo o estilo mais conhecido de seu trabalho.

storyteller (em minúscula mesmo), de São Paulo, tem 30 anos e 19 de skate. Ele desenha, escreve e filma o que sente do que vive. Em The Showcase mostra um poema, dois desenhos e o filme “nada.”, em colaboração com Akira Shiroma. Natural de Cubatão/SP, uma das cidades mais poluídas do planeta, Akira é skatista profissional desde 2014 e integrante da equipe da adidas desde 2010. Já participou de exposições e performances de arte em colaboração com o artista contemporâneo Fabiano Rodrigues, além de inventar a camiseta para pessoas sem cabeça.

Daniel Marques, de São Bernardo do Campo/SP, faz parte da equipe adidas Skateboarding desde 2010. Com sua criatividade, manobras com um olhar diferente e linhas graciosamente conectadas, Daniel é um dos skatistas mais constantes e com mais vídeo partes memoráveis. Seu projeto de música, Efeito Horizonte, acaba de se expandir visualmente em The Showcase, com uma instalação, incluindo fotos, objetos, sons e imagens carregados de sentimentos.

Natural de Santos e vivendo em São Paulo, Lucas Cabu é um artista autodidata e multidisciplinar. Seu trabalho cruza diferentes tipos de mídia, com materiais muitas vezes precários e de forma um tanto minimalista para lidar com grandes questões da existência humana. Sua obra pode ser acompanhada em exposições dentro e fora do Brasil, assim como em zines de arte, em capas de disco e em cartazes, inclusive através do hiperativo selo/editora que criou em parceria com Mateus Mondini, o Rolo Seco. Em The Showcase, apresenta as obras de arte óptica mais enigmáticas e elegantes já produzidas com materiais reutilizados (aka lixo).

A fotografia de Willian Santana só é possível de ser feita estando realmente nas ruas de São Paulo, diariamente, de skate pra lá e pra cá, com uma câmera, no rolê. Sua instalação em The Showcase tem álbuns amadores de fotografia, anotações casuais e profundas, textos que escreveu ou não, além de dispositivos para captura de imagem que não funcionam mais.

Envolvido com o skate de Florianópolis/SC desde o início dos anos 2000, Marcelo Garcia é um ser em constante evolução. Do momento em que entrou na equipe adidas Skateboarding, em 2010, passando pelas diversas viagens ao redor do mundo, profissionalização em 2015 e, as pedras megalíticas do seu litoral natal, o skatista vem ampliando as possibilidades tanto de manobras quanto do seu espírito livre. Em The Showcase mostra retratos de amigos que desenha em post-its, série que também se desdobrou em um modelo de shape para a marca Agacê.

Músico e artista visual, Fernando Denti, costumava ser mais conhecido por seu trabalho como designer gráfico, mas sua criatividade e estilo andando de skate ganham cada vez mais admiradores e participações em vídeos. Na música, colabora atualmente com músicos-artistas que admirava faz tempo, como Tomas Spicolli e Sesper, entre outros projetos. Em The Showcase ele organiza diferentes pesquisas visuais, com texturas, elementos abstratos, desenhos figurativos deliberadamente rudimentares e um shape, além de tocar no show de abertura da exposição, integrando o Acruz Sesper Trio.

Estabelecido como fotógrafo de skate do Brasil, como artista contemporâneo Renato Custodio participou de coletivas e projetos em espaços como o Santander Cultural, em Porto Alegre, o Paço da Artes e a galeria LOGO, em São Paulo. Seu crescente reconhecimento no mundo da arte pode ser exemplificado com a instalação que fez para a coletiva anual Abre Alas, da galeria A Gentil Carioca, no Rio de Janeiro, no ano passado, quando também fez sua primeira exposição individual, na galeria Fita Tape. Em The Showcase, Custodio optou por mostrar uma de suas obras mais conceituais e, ao mesmo tempo, diretamente relacionadas à sua vivência como skatista e fotógrafo de skate: duas portas traseiras de uma típica van de tour e de missões skatisticas.




Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?