São Paulo e Rio de Janeiro recebem eventos culturais de skate no final de semana

O Rio de Janeiro e São Paulo são dois polos culturais de skate referência no cenário mundial. Além de competições, recebem eventos de cultura protagonizado pelo tema.
Nesse final de semana, dois projetos interessantes e imperdíveis acontecem nas capitais. No Rio de Janeiro, durante o final de semana o Espaço Cultural Olho da Rua recebe trabalhos do Coletivo XV, enquanto que em São Paulo, no sábado, rola a primeira edição do “Festival de Vídeos de Skate e Música Improvisada” no Estúdio FitaCrepe.
Segue releases dos eventos.

SkateMusicaImproviso

PRIMEIRO FESTIVAL DE VÍDEOS DE SKATE E MÚSICA IMPROVISADA DE SÃO PAULO
 
Acontece em outubro o Primeiro Festival de Vídeos de Skate e Música Improvisada de São Paulo, no Estúdio FitaCrepe SP (Rua da Consolação, 2582).
 
Com a proposta de compartilhar o estilo de vida e a música através dos caminhos que o skate e a criatividade podem fornecer, o evento conta com a participação de Prestige Duo (Ricardo Pereira e Guilherme Granado), Guilherme Valério, Maurício Takara e Tiago Frúgoli, todos skatistas e músicos, que irão compartilhar suas ideias na sonorização de vídeos de skate escolhidos por eles numa jogada muito espontânea e cheia de atitude.
 
A primeira sessão será no dia 10 de outubro, sábado, às 18h, com Prestige Duo sonorizando o clássico vídeo da World Industries (New World Order), de 1993. Prestige Duo é Ricardo Pereira e Guilherme Granado ambos skatistas de rua que também dividiam suas sessões na pista que foi referência na zona oeste de São Paulo nos anos 90, a Prestige Skatepark.
Na sequência, às 19h, é a vez do multi-instrumentista e skatista de raiz Maurício Takara com o vídeo da Elwood First and Hope de 2006.
 
Já no dia 24 de outubro, às 18h, o guitarrista e skatista técnico Guilherme Valério  com a exibição do vídeo da Transworld Skateboard Magazine – First Love de 2005. E às 19h, o músico , beat maker , pianista , rapper e skatista de alma Tiago Frúgoli se apresenta com o clássico vídeo da safra nacional Chiclé Video Magazine, de Duda Santos, encerrando o Festival.
 
 
10/10 – sábado
 
18h – Prestige Duo –  vídeo: World Industries / New World Order, de Rodney Mullen (1993)
Ricardo Pereira é skatista desde 1992,DJ e Músico percussionista nas bandas Bodes & Elefantes e Rumbo Reverso e faz suas experiências musicais com instrumentos eletrônicos e percussivos para criar Beats. Sua trajetória na música se inicia em 2005 com algumas discotecagens e em 2010 foi convidado a integrar a banda Bodes & Elefantes. 
 
Guilherme Granado anda de skate também desde 1992 , integra as bandas Hurtmold , Bodes & Elefantes , São Paulo Underground , Againe , Ekundayo e Bode & Holofonico e faz seus trabalhos usando instrumentos eletrônicos, percussivos  e sintetizadores. Guilherme já tocou com músicos de peso como Naná Vasconcelos , Roscoe Mitchel  , Prefuse 73 , Marcelo Camelo , Mike Ladd , High Priest , Pharoah Sanders , Brian Jackson e Bill Dixon.
 
19h – Mauricio Takara – vídeo: Elwood/ First & hope, de Brian Lotti e The Malloys (2006)
Mauricio Takara (dos grupos Hurtmold, São Paulo Underground) é um dos músicos mais proeminentes da nossa cena contemporânea. Um experimentador por vocação e um grande improvisador, Takara também anda de skate desde o início dos anos 90. Já se apresentou ao lado de nomes como Joe Lally (Fugazi), Yusef Lateef, Prefuse 73, Pharoah Sanders, Archie Shepp, Jeff Parker (Tortoise), Rob Mazurek, Thomas Rohrer, Marcelo Camelo (Los Hermanos), Naná Vasconcelos, Damo Suzuki (Can), Kiko Dinucci, entre outros.
 
 
24/10 – sábado
 
18h – Tiago Frugoli –  vídeo: Chiclé Vídeo Magazine Vol.6, de Duda Santos (1996)
Tiago Frúgoli – músico que produz suas próprias gravações, inspirado pelo que vê e vive na cidade de SP. Alternando-se entre instrumentos, samplers e o microfone, cria faixas que orbitam o hip-hop, mas emprestam elementos de outros gêneros. Já gravou e/ou se apresentou com artistas como: Ogi, Elo da Corrente, Mamelo, Espião, m.takara, Suzi Analogue e Projeto Manada, entre outros
 
19h – Guilherme Valério – vídeo: Transworld Vídeo/First Love, de Jon Holland e Jason Hernandez (2005)
O guitarrista Guilherme Valério (HAB, Acachapa) é um músico atuante na cena independente de SP e também skatista. Já se apresentou com M.Takara 3, Assembleia Rítmica de Pinheiros, Asa Osborne, recentemente com Steve Shelley, baterista do Sonic Youth, entre outros.  
 
 
Serviço:
1º Festival de Vídeos de Skate e Música Improvisada de São Paulo
Dia 10/10, sábado – às 18h –  Prestige Duo (Ricardo Pereira e Guilherme Granado) e às 19h, Maurício Takara
 
Dia 24/10, sábado – às 18h- Tiágo Frúgoli e às 19h- Guilherme Valério
 
Onde: Estúdio FitaCrepe – Rua da Consolação, 2582.
 
Ingressos: R$ 15
 
Mais informações:
http://www.estudiofitacrepesp.com/
https://www.facebook.com/events/1635577153381641/

xv_olhodarua

COLETIVO XV + OLHO DA RUA

O Coletivo XV e a galeria Olho da Rua se uniram para movimentar ainda mais a cena artística e skateboardística carioca. Nos dias 10 e 11 de Outubro teremos diversas atrações em um final de semana sinestésico.

Abraçamos a exposição beneficente de shapes organizada pelo Dinhero Eh Papel onde 50 shapes foram distribuídos entre diversos artistas com o objetivo de arrecadar verba para a construção de vários DIY pelo RJ e por que não Brasil a fora.

Baba de Lex chega com seu bonecos voodoo representando alguns dos nomes clássicos do skate do Rio dando seu toque macabro pra exposição, praticamente transformando tudo em um ritual.

Teremos também o “Cine Clube XV”, trazendo produções audio-visuais da cena carioca. Alguns dos videomakers estão em uma mesa aberta no sábado para trocar uma idéia com que estiver interessado em saber um pouco mais dos desafios e prazeres de se produzir um video de skate.

Será lançado no evento a zine “Fossa”, projeto de Fabio Tirado, Gramboy Freire e outros. Uma linda contribuição para o evento! Os produtores da zine também participarão de uma mesa aberta para trocar experiências sobre a produção gráfica independente e seus caminhos.

Quanto as performances no evento teremos duas. Subvertendo o espaço e seu uso, o Coletivo XV realizará um “best manobra”, com premiação, dentro da galeria. Exatamente, dentro da galeria. Um pouquinho de caos e rua para o ambiente artístico. A segunda performance fica por conta da escrotização de Dahgrota Wolmin. O artista é o caralho pintará um tela durante o evento. Cheirinho gostoso de tinta no ar!

Por último mas não menos importante, os DJs Pachu e Sandro Machintal assumem as pick-ups colocam a rapaziada em movimento, ou mais movimento. Alta qualidade sonora para dançar gostosinho!

Serviço: Exposição I Love XV
Dias 10 e 11 de outubro
À partir das 16h
Espaço Cultural Olho da Rua
Rua Bambina, 06 – Botafogo – Rio de Janeiro
Entrada franca

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?