Entrevista com Rodrigo TX, o novo contratado da adidas Skateboarding

Rodrigo Teixeira (Divulgação)
Rodrigo Teixeira (Divulgação)

Humildade é uma qualidade divina que poucos skatistas tem na sua essência. E Rodrigo de Arruda Teixeira é um desses caras que a carregam no coração. O paulistano da Bela Vista construiu uma reputação respeitável na comunidade mundial e não por isso deixou a simplicidade de lado. Consagrado pelas partes de vídeos épicas, TX acaba de ser oficialmente anunciado na adidas, fechando um clipe de uma turnê da equipe pela capital espanhola.
No meio das intensas viagens desse ano ele parou para responder algumas perguntas enviadas por email.

Rodrigo TX na primeira missão com a adidas skateboarding em Madrid (Divulgação)
Rodrigo TX na primeira missão com a adidas skateboarding em Madrid (Divulgação)

Você fez parte da equipe da éS footwear, que era considerado o time de elite do skate mundial, com o Koston, Bob, Tom Penny, Ronnie Creager, Rick McCrank. Agora você está na adidas, com a elite atual. Mark Gonzalez, Marc Suciu, Denis Busenitz, Silas Baxter-Neal. Tem como fazer uma comparação das duas épocas?
São épocas diferentes. Quando entrei na éS era o mais novo do time, estava filmando minha primeira parte, tudo era novidade. E andar com aquela equipe me fez dedicar muito pra tentar acompanhar o nível do Menikimati. Na adidas é um momento diferente, mas me lembra aquela época. Pelo time que é bem mundial, por estar sempre viajando e também pelo nível da equipe.

Em 2010, quando a adidas fez uma apresentação em São Paulo, lembro que você estava na grade com seu irmão, Pedro, e pediu pro Anderson Tuca levar um shape pro Mark Gonzales autografar. Qual a importância desse cara pra você, e como é agora estar no mesmo time?
Não podia perder a oportunidade. Mestre é mestre! The Gonz representa o que o skateboard é pra mim: andar, manobrar, evoluir, ser livre e feliz, sem estar nem aí pros outros. Ser do mesmo time que ele é um sonho. Só de pensar que todo ano vou poder presenciar ele andando nas tours…

Depois que a éS terminou você ficou um bocado de tempo sem patrocínio de tênis e começou a calçar adidas. Mesmo sem estar ainda na marca, as três listras nos seus pés chamavam muito a atenção e imagino que devia estar de saco cheio de responder que ainda não estava na marca. Está aliviado agora?
Quando a éS acabou fiquei exatamente um ano sem patrocínio de tênis. Assim que anunciaram que a éS havia acabado a adidas entrou em contato e perguntou se eu queria tênis. Sou uma pessoa muito realista, não vejo problema em dizer que não estava na adidas. Somente respondia “não estou ainda”. Não me sinto aliviado, me sinto concretizado.

Um cara influente como você gera vários boatos. Qual o mais engraçado que você escutou?
A mais engraçada eu não posso nem falar aqui…

Conta um pouco sobre essa primeira viagem com o time para Madrid e como foi produzido o vídeo.
Foi quase perfeito se não fosse pelo tempo que estava frio e chuva todos os dias. Fomos à Madrid 12 dias, mas como só chovia fomos até Murcia por três dias, uma cidade três horas de Madrid e que fazia sol. Foi muito natural, eu já conhecia metade do time. Todos temos estilos diferentes mas conseguimos andar nas mesmas coisas. E foi na Espanha, onde eu me sinto em casa… Tudo que eu posso dizer é “Obrigado, Skateboarding!”

Além da adidas você faz parte de vários times atualmente. LRG, DGK, Diamond, Venture, Gold, Official, Matriz. Tirando os caras da Matriz, quem são seus colegas de time que você sente mais afinidade para andar de skate?
Mais afinidade no combate são esses: Jack Curtin (LRG , Venture e DGK), Marquise Henry (DGK) e Rob Gonzales (LRG). Esses suam o mesmo sangue que eu (risos)…

Capa do projeto "Página Dupla", do Flavio Samelo e Tinho Nomura. Tinho reproduziu uma foto de Rodrigo produzida pelo Samelo
Capa do projeto “Página Dupla”, do Flavio Samelo e Tinho Nomura. Tinho reproduziu uma foto de Rodrigo produzida pelo Samelo. Clique na imagem para ver catálogo da exposição

Recentemente você foi retratado na exposição “Página Dupla”, do Flavio Samelo e do Walter Tinho. Eles te contaram quando estavam produzindo ou foi surpreendido?
Fui surpreendido, maior honra! Não pude colar pra ver ao vivo, mas obrigado pela consideração, Samelo e Tinho.

Estamos chegando apenas na metade de 2013 e você praticamente deu a volta ao mundo. Por quais países passou? E quais as missões?
A corrida não para. Esse ano estive em janeiro no Brasil, fevereiro nos EUA. Fui para uma tour com a LRG em Sacramento. Março estive na Espanha, em Madrid, para a tour da adidas. Abril estive na China com a LRG e Hong Kong com a Official. Maio em Portugal, Lisboa com a adidas e Barcelona solo pra filmar. Junho Filadélfia com a adidas. Julho estou a caminho de Berlin na Alemanha e depois Barcelona e mais umas quantas missões… No momento estou filmando um vídeo da LRG que irá sair no fim desse ano ainda…

Tem férias programadas para logo ou só final do ano?
Férias não tem, tenho folga (risos). Só em dezembro, se eu aguentar até dezembro (risos)

E dizem que vida de skatista profissional é moleza…

Rodrigo e o irmão Pedro com Mark Gonzales, em São Paulo, 2010 (foto: Flávio Samelo)
Rodrigo e o irmão Pedro com Mark Gonzales, em São Paulo, 2010 (foto: Flávio Samelo)

Mande sugestões, dúvidas, etc, para contato@skataholic.com.br

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?