Skatícias 39

skaticias-39

 

Os skatistas e artistas da zona norte paulistana Flavio Samelo e Walter “Tinho” Nomura abrem na próxima terça, dia 4, na Galeria Logo, em São Paulo, a exposição “Página Dupla”. Leia o release:

“A exposição Página Dupla, que ocupa a sala 2 da LOGO, é uma colaboração inédita entre os paulistanos Flavio Samelo e Walter Nomura (Tinho). Trata-se de um experimento de transposição entre diferentes linguagens visuais e uma homenagem a cultura do skate que influenciou os dois artistas .
A mostra apresenta dípticos, cada par composto por uma foto de Samelo e uma pintura de Tinho. A fotografia, documentando o estilo de vida particular dos skatistas, foi ponto de partida para a pintura, desconstruída e subjetiva. “ A seleção das imagens coincidiu com um período em que eu já estava gravando o programa de TV Pela Rua, viajando bastante e fotografando não só manobras, mas a cena toda em torno delas”, comenta Samelo. Quanto a prática de pintar a partir de fotos, Tinho explica: “90% de tudo que eu pinto já vem de uma referência fotográfica. Em alguns casos eu combino elementos de várias fotografias em uma pintura.”
O alcance da colaboração de Página Dupla é ampliado se pensarmos em cada skatista que aparece nas fotos e pinturas, incluindo ícones internacionais como Bob Burnquist, que compartilham suas vidas e manobras com Samelo. E a ideia de transposição de suportes é reforçada pelo designer gráfico Frederico Antunes, diretor de arte da revista de skate Vista, convidado para criar o layout do zine-catálogo e expandir o projeto para as paredes da galeria através da expografia. Segundo Samelo, “Envolvendo o Fred no projeto, fecha um conjunto de expressões, com manobras, fotografia e pintura, assim como o que aparece nas revistas de skate.”
Quanto ao sentido da homenagem, Tinho esclarece: “O skate foi instrumento de propagação de uma cultura muito autêntica. Muitos dos principais profissionais em áreas que envolvem criatividade fazem parte dessa geração de skatistas. Um contexto que conseguiu aglutinar um monte de gente que estava em busca de alguma coisa, mas não sabia o quê. Tudo isso de uma forma lúdica, através uma prancha com rodinhas. Um carrinho.”

Sobre os artistas:

A visão e a arte de Flavio Samelo ajudaram a moldar o lado mais original da cultura urbana brasileira dos últimos 10 anos. Na moda, colaborou com marcas seminais de streetwear e impulsionou o colecionismo de sneakers assinando um modelo para a maior marca de tênis do planeta. No skate, fotografou para as principais revistas especializadas e atualmente é editor de fotografia da Vista Skateboard Art, além de ter montado algumas das equipes de skatistas de rua mais influentes do país. Como artista, é uma das razões para o surgimento de um circuito paralelo de galerias independentes no início dos anos 2000. Atualmente suas obras e instalações podem ser vistas em galerias de arte contemporânea, museus e eventos como a Bienal VentoSul (Curitiba, 2009) e o ROJO®NOVA (São Paulo, 2010). A arte de Samelo também está na capa do livro da mostra TRANSFER (Editora ZY, 2011), publicação sobre a geração de artistas da qual faz parte. Visualmente, o trabalho de Flavio Samelo sugere conexões com a fotografia moderna brasileira e com o Neoconcretismo. Porém, por mais que hoje ele sinta afinidade e se alinhe em alguns aspectos a esse legado, a formação de sua lógica geométrica tem como ponto de partida o olhar do skatista para a cidade.
Walter Nomura, também conhecido pelo apelido “Tinho”, acredita que a sua essência é a cidade. Todas as etapas de seu trabalho são permeadas pelo contexto urbano, desde a coleta de materiais, à concepção, à produção, até a discussão que incita sobre o espaço e a cultura. Tinho bebe em muitas fontes: Rauschenberg, Kurt Schwitters, Edward Hopper, Basquiat e Jasper Johns, mas também nas culturas do skate, do punk, do hip hop e do graffiti. Os contornos, superfícies e conteúdo humano das grandes cidades, especialmente de São Paulo, são reconfigurados em suas obras através da colagem e da pintura. Por meio da arte, compartilha ideologias e aspirações através de uma linguagem poética e, ao mesmo tempo, friamente engajada. Tinho se formou na FAAP, teve individuais e participou de coletivas em diversas galerias e museus no Brasil e na Europa, assim como em eventos, a exemplo da Bienal de Havana (Cuba, 2008). Foi pioneiro na disseminação do graffiti no país, mas também crucial para quebra das regras estilísticas importadas de Nova York. Sua arte também se espalhou além dos muros e das galerias através de colaborações com marcas relacionadas à cultura urbana.

Serviço:
Página Dupla
Flavio Samelo e Walter Nomura (Tinho)
Abertura terça, 4 de junho, das 17h às 21h
Visitação até 6 de julho
De terça a sábado, das 11h às 19h
galeria LOGO
Rua Artur de Azevedo, 401
São Paulo – SP
galerialogo.com
logo-tinho-samelo

Uma paulista de 13 anos surpreendeu e venceu a sexta edição do Far’n High, em Paris, França. Pamela Rosa, de São José dos Campos, conquistou sua primeira vitória internacional no street feminino, deixando a favorita Letícia Bufoni em segundo. Eliana Sosco, após um período parada para cuidar da filha recém-nascida, terminou em oitavo.
No Street masculino, o campeão foi o japonês Ryo Sejiri. Kelvin Hoefler ficou com a segunda colocação e Diego Fiorese em quinto. O evento contabilizou pontos para o circuito da World Cup Skateboarding. Com o resultado, o bi-campeão Kelvin lidera o ranking. Na etapa anterior, que abriu a temporada, o paulista também havia ficado na segunda colocação. O campeonato françês foi o primeiro que contabilizou pontos para as meninas, sendo assim, Pâmela está na liderança.

O sócio-fundador da Stereo Skateboards Chris Pastras agora faz parte da equipe de marketing da Ipath.
A Foundation Skateboards realizou uma festa surpresa para profissionalizar Dakota Servold.

 

A DC Shoes lançou o primeiro pro-model de tênis do Nyjah Huston.

 

A Nike Skateboarding produziu um aplicativo para Smarthphones. Com o Nike SB App você aprenderá manobras, jogará S.K.A.T.E. e terá várias interatividades interessantes. Se registre no http://nikesbapp.com para fazer o download.

Vídeo da semana: A apresentação dos gêmeos Chris and Pierce Brunner na Expedition-One merece menção de destaque. Além dos moleques andarem muito, o contexto do clipe ficou divertido.

EXPEDITION-ONE – WANTED – THE BRUNNER BROTHERS from KAYOTV on Vimeo.

Quer sugerir uma Skatícia? Poste a hashtag #Skaticia no Twitter/Instagram ou envie email para contato@skataholic.com.br
koston2-crescealenda

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?