Ryan Sheckler ganha estreia da modalidade Street Style do Dew Tour

(Cortesia Dew Tour)

Na manhã desse domingo, uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo me deixou indignado. Com o título “Pelo código de trânsito, skate não é veículo”, o artigo tem o depoimento absurdo do advogado especialista em segurança no trânsito Adhemar Padrão dizendo que o skate precisa ser proibido nas ruas porque “não atende a requisitos básicos de segurança”. Porque bicicletas e charretes se enquadram como veículos pelo Código de Trânsito Brasileiro e skate, claro, não! E a dona CET diz que o skate precisa ser praticado apenas nas pistas e parques próprios, porque “traz risco à segurança não só do skatista mas também à dos motoristas, motociclistas e pedestres”. Essa discussão com homens da lei que não conseguem nem cumpri-la vai longe, então chega a ser perda de tempo argumentar com eles nosso ponto de vista.

Mas nesse domingo, rolou em São Francisco, Califórnia, um dos campeonatos de skate mais inovadores e divertidos, a modalidade Street Style no Dew Tour. O evento pegou uma ladeira clássica da cidade e distribuiu obstáculos por dois quarteirões dessa rua. Fizeram exatamente o que querem proibir no Brasil, incentivar o skate no asfalto puro, o skate de rua verdadeiro.
Foram 14 convidados que tiveram quatro descidas cada um para descer manobrando em alta velocidade. O curioso é que o asfalto não era perfeito e estava cheio de crateras, aumentando a emoção. Remendos apenas nas saídas de alguns obstáculos, mas no geral, tinha que ficar esperto.
O campeão dessa nova modalidade foi Ryan Sheckler. Ele fez a melhor descida do campeonato logo na primeira tentativa e jogou pressão aos demais. Quem mais tinha chances visíveis para conseguir um lugar no pódio era David Gonzalez, Ryan Decenzo, Taylor Bingaman e Milton Martinez. O argentino Martinez era o último skatista da competição e estava com notas fora do pódio, mas na sua chance fez uma descida insana e avançou para a segunda colocação, fechando o evento com chave de ouro e mostrando que é uma modalidade que chegou para ficar. Na terceira colocação ficou David Gravette.
O Street Style não é uma modalidade técnica e passa uma impressão que os skatistas exageram nos ollies, mas esse é o espírito do skate de São Francisco. Não é sempre que o Santo ajuda pra baixo. Muito menos o Francisco.

Ryan Sheckler ganha estreia da modalidade Street Style do Dew Tour (Cortesia Dew Tour)

Resultado final Street Style
1° Ryan Sheckler
2° Milton Martinez
3° David Gravette

Assista o resumo do Street Style

Assista a volta campeã do Ryan Sheckler

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?