“Waiting for Lightning” e o “Bones Brigade: An Autobiography” estrearão no circuito de cinema dos EUA

As produtoras dos documentários “Waiting for Lightning” e “Bones Brigade: An Autobiography” anunciaram que entrarão no grande circuito de cinema dos EUA. Não foi anunciada nenhuma exibição para o Brasil por enquanto.

Reposto aqui trechos de posts sobre os filmes escritos para o blog da ESPN, pra onde eu escrevia.

Sobre “Bones Brigade: An Autobiography”
“Dirigido por Stacy Peralta, “Bones Brigade: Uma autobiografia” conta a história dos brigadeiros Tony Hawk, Lance Mountain, Steve Caballero, Mike McGill, Tommy Guerrero e Rodney Mullen, um time que revolucionou o conceito de equipe de skatistas na década de 80.

Autobiografia porque Bones Brigade era a equipe profissional da marca de Stacy Peralta com George Powell, a Powell Peralta. Com o time dos sonhos nas mãos, Stacy começou a produzir vídeos de skate, e o primeiro lançamento foi em 1984, o “The Bones Brigade Video Show”. No formato de fita VHS, naquela época os videocassetes ainda não eram populares e mesmo assim foram vendidas 30 mil cópias.

O sucesso do Video Show ajudou a acelerar a popularização do skate nos EUA e logo a Brigada virou referência. A partir daí, Peralta começou a recrutar mais Brigadeiros para a equipe, com o intuito de produzir mais vídeos e fortalecer a marca Powell Peralta. Entre os reforços chegaram Mike Vallely, Ray Barbee, Frankie Hill, Guy Mariano, Bucky Lasek, entre outras lendas.

A Autobiografia da Bones Brigade não é o primeiro documentário de skate de Stacy Peralta que participa do festival de Sundance. “Dog Town and Z Boys” estreou no mesmo evento há dez anos atrás e ganhou os prêmios de melhor direção em documentário pelo júri oficial e melhor documentário pelo júri popular.

Dos skatistas originais da Bones Brigade apenas Steve Caballero continua na marca. Com a saída de Peralta em 1991, a empresa passou a se chamar Powell e, aos poucos, os outros integrantes do time começaram a mudar de patrocínio ou criaram suas próprias empresas, como Tommy Guerrero (Real), Rodney Mullen (Almost), Lance Mountain e Ray Barbee (The Firm) e Tony Hawk (Birdhouse). Stacy foi trabalhar com direção e produções para televisão até começar a produzir documentários. Há alguns anos retornou ao skate, se restabelecendo com George, trazendo o nome Powell Peralta de volta a cena.”

Sobre “Waiting for Lightning”
“Depois de alguns anos afastado do skate o produtor Jacob Rosenberg volta a cena para dirigir o documentário “Waiting For Lightning”, que narra a vida de Danny Way. Rosenberg é uma das pessoas mais indicadas para produzir o filme porque, além da competência, era o braço direito do mentor de Danny, Mike Ternarsky, morto em 1994, num acidente de carro.

O trabalho de Rosenberg com vídeos começou por acaso. No final da década de 80 ele foi passar uma temporada num acampamento de skate. Mas logo no primeiro dia quebrou o braço e não pode continuar participando das sessões. Mesmo assim, ele não foi embora e continuou por lá assistindo e acompanhando as manobras dos amigos. Ternarsky, que era um dos monitores e dirigia a H-Street, uma das principais marcas da época, perguntou se o jovem garoto não queria ajudar carregando o equipamento do câmera. Quando ele viu seu nome nos créditos finais do vídeo decidiu que seu sonho seria fazer os melhores vídeos de skate que pudesse.

E por anos Jacob Rosenberg registrou a ascensão de uma geração que revolucionou o skate moderno. A lista de skatistas filmados é gigante. Vai de Rudy Johnson, Mike Carroll, Sean Sheffey, Guy Mariano, Rodney Mullen até Wade Speyer e Salman Agah.

Nos últimos anos ele tem trabalhado com clipes musicais, curtas-metragens, comerciais e como consultor da Adobe. Seu conhecimento técnico em edição e produção de vídeos é tão grande que ele escreveu diversos livros e contribuiu em grandes projetos, como os filmes “Avatar”, “Superman, Returns” e o documentário da banda Rolling Stones “Shine a Light”.

Por mais que o roteiro e as imagens possam parecer ficção, a história de vida de Danny Way é real. “Waiting For Lightning” está previsto para estar pronto para a temporada de festivais de 2012.”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?