Bolsa Atleta – Os skatistas e suas mochilas




Semana passada, o Presidente Lula assinou a liberação de verba para o programa Bolsa Atleta. Entre os 3.313 atletas brasileiros beneficiados, 38 são skatistas. Só que essa lista gerou muita polêmica. Para que o skate se enquadrasse dentro dos critérios da Lei, a Confederação Brasileira de Skate teve que fazer várias adaptações para que os skatistas atendessem os pré-requisitos.

Querendo ou não, só de um esporte não convencional, não olímpico e tão subversivo como o skate receber essa verba do Governo, já é um grande passo.
Claro que também sou um dos indignados de ver skatistas que participaram de algumas competições sem pretenção, mal ficam de pé em cima de um skate e por falta de praticantes em suas modalidades conseguiram as bolsas. Eles não tem culpa! Ninguém tem, o skate tem algumas particularidades que não batem com os esportes convencionais. Só que agora, os pleiteados vão ter que honrar essa oportunidade. No final do ano que vem, é obrigação de todos esses 38 skatistas mostrar-nos o resultado. O quanto evoluirão. Porque agora recebem um salário pra se dedicar exclusivamente ao “esporte”.

 

Presidente Lula na solenidade

Essa solenidade aconteceu no Clube Pinheiros e foi pura propaganda da campanha RIO 2016. O COB organizou um Pan-Americano capenga no Rio de Janeiro, a CBF conseguiu trazer a Copa de 2014 por falta de concorrentes e tão gastando milhões de dólares (nem reais) para a concorrer com Chicago, Tokyo e outras metrópoles super-estruturadas para sediar as Olímpiadas de 2016. É utópico querer trazer uma Olímpida pro Brasil já em 2016. O esporte no nosso país é uma vergonha. E essa injeção de verbas no Bolsa Atleta e no programa de Lei de Incentivo ao Esporte é só um marketing pro Governo falar que tá fazendo algo. Ao invés de gastar nessa campanha absurda, deveriam investir no esporte recreativo. Criar locais para os cidadãos praticarem esportes como forma de se exercitarem, não competitivo.
Rony Gomes merece a bolsa. Ele foi campeão do maior campeonato de vertical amador do ano, o Maloof Money Cup

Aliás, não gosto desses discursos usando o esporte para a solução da pobreza e problemas sociais. São muitos poucos que conseguem um futuro com o esporte. A maioria se ilude. E quando vão ver, não tem estudo, nem conhecimento de vida sem ser o esporte que praticaram. Quantos jovens deixam de estudar se dedicando apenas ao esporte?

 

Claudio Higa assinando sua adesão

Alessandra Vieira, Daniele Martins e Christie Aleixo. Merecem a bolsa mais que muitos marmanjos


Pra saber mais sobre o programa Bolsa Atleta e os skatistas pleiteados:
http://www.cbsk.com.br/asp/bolsa_atleta.htm
http://portal.esporte.gov.br/snear/bolsa_atleta/como_participar.jsp

1 comentário em “Bolsa Atleta – Os skatistas e suas mochilas”

  1. Legal a reportagem, Sidney! Parabéns. Mas não sei porque algumas pessoas estão fazendo tanta polemica quantos aos beneficiados! Será porque ninguém leu na intrega as regras do Bolsa Atleta? Esclareço que se estes que foram aprovados não recebessem os benefícios, nenhum outro skatistas receberia em seu lugar. Também não é porque skatistas do Speed, Slide, Freestyle, Longboard não serem tão conhecidos por frequentarem raramente as revistas e TVs, que não sejam bons. Não ser popular e conhecido não significa serem ruins e desmerecedores de um incentivo federal. Aliás eles são os melhores de suas modalidades! Lembrem que nomes como Letícia Bufoni, Felipe Buchecha, Sergio Yuppie, Rony Gomes, Carlinhos Niggli, Christie Aleixo, Ricardo Mikima, Per Canguru, Claudio Higa, Dan Cezar, Renilson Carranca, Douglinhas entre outros receberão o Bolsa Atleta e são skatistas destacados nas suas modalidades e categorias… Vamos ler e saber mais além de pesquisar antes de falar besteira, galera! Boas sessions a todos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?