Discussão de relações da administração público privada no Memorial do Vale *atualizado

A total idealização do Memorial do Vale do Anhangabaú, monumento skatável conquistado pela luta dos skatistas com a preservação das icônicas pedras de granito que formavam o conjunto de mobiliários que definiam a paisagem do Vale do Anhangabaú do começo da década de 90 até 2019, não vai acabar enquanto a prefeitura não oficializar termos que coloquem limitações ao uso e exploração da área do memorial no contrato assinado com a concessionária Viva o Vale em parceria com a empresa WTorre, que administrará e explorará comercialmente o Vale do Anhangabaú até 2031.

A luta agora é para que os entornos do Memorial do Vale não sejam mais bloqueados durante a sucessão de eventos realizados no lugar e absurdos como montagem de estruturas em cima do próprio Memorial, afetando a base, correndo o risco de fragmentar os blocos de granito. Além de afugentar os frequentadores habituais (que na maior parte são os skatistas) e não movimentar a economia local.

Nesse domingo, o Memorial do Vale foi palco de uma roda de conversa organizada pelo Coletivo Flanantes e o Estúdio Ceda el Paso com o professor do Instituto Conhecimento para Todos (IK4T) Ricardo Dualde para discutir relações da administração público privada, que é o caso atual dessa concessão do Vale do Anhangabaú.

O professor, que foi uma das milhares de pessoas que estavam no mesmo Vale do Anhangabaú pedindo as Diretas Já em 1984, nos deu uma grande aula para argumentar com o Poder Público em situações como essa agora do Festival Ultra, que fechará o Vale do Anhangabaú do Viaduto do Chá até a estação São Bento do metrô por semanas do mês de abril, com projeto de montagem do palco em cima do Memorial do Vale.

Recapitulando: em 2019, quando a prefeitura iniciou a reforma para esse projeto de requalificação do Vale do Anhangabaú, os skatistas se mobilizaram, impediram que os mobiliários de granito fossem destruídos e o então prefeito Bruno Covas concordou em reconstruir como o monumento Memorial do Vale.

Então, numa missão de urgência, vamos nos mobilizar para fazer denuncias pelo canal eletrônico da prefeitura: No rodapé da página https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/outros-canais-de-atendimento vai ter um chat de atendimento (Como podemos ajudar?). Escreva lá sua denuncia e incentive para que mais pessoas façam isso!

Pra quem quiser, pode usar minha denúncia:


Quero registrar uma denúncia e solicitar a anuência do evento Festival Ultra, no Vale do Anhangabaú. 
A organização cercará toda a extensão do Vale do Anhangabaú durante várias semanas do mês de abril.
Além de não proporcionar opções para os frequentadores habituais, a estrutura do palco será montada sobre o monumento Memorial do Vale, mobiliário construído com participação dos skatistas.
É inadimissível fechar uma área pública para realizar um evento privado e excludente durante um tempo tão longo e montar uma estrutura pesada em cima de um monumento que sequer recebe manutenção adequada.
Não é a primeira vez que um evento usa o monumento como território base, e diante das tais circunstâncias, a prefeitura deve tomar providências para que o monumento Memorial do Vale esteja fora da área estipulada para o evento.

ATUALIZADO: A organização do Festival desistiu de montar sua estrutura sobre o Memorial do Vale. Grande vitória da comunidade do skateboard, que se mobilizou e mostrou a sua força com argumentos contextualizados.

Memorial do Vale está de fora do cercado montado para um evento que vai rolar nesse mês de abril. (Sidney Arakaki)

Mande sugestões, dúvidas, etc, para contato@skataholic.com.br

× Qual a sua dúvida?