Video Days

30 anos do “Video Days”, da Blind

Me lembro exatamente da primeira vez que assisti o “Video Days”, da Blind, lançado em 1991, exatamente 30 anos atrás.

Foi o primeiro grande choque assistindo um vídeo de skate.

Quando assisti os vídeos da Santa Cruz e Powell Peralta, alguns anos antes, foi puro encantamento, foi como estava descobrindo a magia do skate.

Mas o “Video Days” foi diferente, um baita tapa na cara.

Eu já dominava as manobras básicas dos anos 80, tinha os ollies nos pés e me sentia muito confortável nas sessões.

E o vídeo da Blind mostrou uma revolução técnica de manobras com os skates ainda com formatos e medidas intermediárias dos skates tubarão dos anos 80 até o padrão que se tornou o de hoje, que foi estabelecido por volta do meio de 1992.

Quando eu assistia os vídeos da Santa Cruz e Powell Peralta, sabia que com alguns dias tentando, acertaria as manobras que via ali. Mas no “Video Days”, foi tipo, “fudeu! como que faz isso?”.

Eu nunca tinha escutado falar na Blind, eu só comprava shapes da Powell Peralta, H-Street, Santa Cruz e Santa Monica Airline. Mas vídeos eu devorava todos que eram lançados.

Então, quando dei o play, não tinha noção alguma do que se tratava.

E, BOOM!

Minha vida mudou completamente depois de conseguir assimilar 1% daquela revolução produzida pelo Spike Jonze.

Já fiquei atordoado na intro, com “Low Rider“, uma música totalmente diferente do que eu estava acostumado a escutar em vídeos de skate.

Depois, tentando entender a grafia das fontes que apresentavam o nome da marca, título do vídeo e skatistas.

Dup Mariano? Que nome estranho Dup… mas nos créditos vi que era Guy, que por pelo menos um ano pronunciei güi e depois de alguns anos entendi que era o Mariano do Ban This.

Dup Mariano

Me identifiquei de cara com o “Güi” por ser uma criança como eu e ele me mostrou que não precisava ser grande para descer corrimãos e dar nosebluntslides na guia no meio de uma linha.

Gonz

E quando surgiu o nome do Mark Gonzales, a primeira coisa que pensei foi algo do tipo “esse velho ainda anda?”, pois antes desse vídeo, eu só me lembrava de ter visto ele em participações em campeonatos (mas como não era dos que ganhavam, eu ignorava) e quando ele colou num super evento de skate que rolou em Ipanema em 1990, eu achava que ele era um cara do vert…

Talvez ele tenha produzido esse vídeo exatamente para ser a plataforma que apresentasse seu skate criativo.

“Video Days” foi o primeiro vídeo da marca que ele tinha acabado de criar. E antes da Blind, as produções eram bem diferentes.

Os primeiros vídeos de skate eram produções grandes, com câmeras robustas e times com dúzias de skatistas.

A Blind pegou o início das câmeras compactas VHS e Hi-8, e o time todo cabia dentro de um carro com o cameraman Spike Jonze.

E assim se deu início a fórmula dos vídeos de skate que durou até o surgimento das redes sociais fragmentando a essência em vídeos que são lançados e esquecidos no dia seguinte, quando mais um vídeo descartável é postado.

Outra grande particularidade inesquecível do “Video Days”, é a esquete final, com o carro destruído no penhasco.

Eu achava que era o único ingênuo acreditando que os caras tinham morrido no “acidente”. Mas ao longo dos anos, descobri que são vários caras que também acreditaram nisso.

Junto com o “The Questionable Video”, o “Video Days” foi o que me moldou como pessoa.

Até hoje, tudo o que o Mark Gonzales e o Guy Mariano fazem me fascinam. E fico imaginando como seria o skate hoje em dia se o Danny Way tivesse participado desse vídeo, ao invés de ter ido para a Plan B.

Torço para que algum dia possamos ver imagens inéditas dessa época que o Danny Way andava com o Gonz e o Jason Lee.

Imagina se o Spike Jonze não tem essa carta na manga para nos surpreender nesse aniversário de 30 anos dessa obra-prima.

Em 2011 a (finada) revista Skateboarder produziu um artigo comemorativo de 20 anos do vídeo. Esses são os três episódios produzidos nos bastidores da produção.

Esse é o doc produzido pelo On Video sobre o Video Days

BÔNUS: Outra dica pra quem também é fã da dupla Rudy Johnson & Guy Mariano, é o documentário legendado em português “LA Boys“, sobre a parte deles com o Paulo Diaz e Gabriel Rodriguez no Ban This.

Mande sugestões, dúvidas, etc, para contato@skataholic.com.br

× Qual a sua dúvida?