Maikon Quaresma na Quarentena

Maikon Quaresma na Quarentena

O skatista profissional Maikon Quaresma passa vários meses do ano em São Paulo mas mora em Manaus, uma das cidades brasileiras mais afetadas pelo Covid-19.

Lendo a notícia que a situação por lá estava crítica, procurei o Maikon pra saber qual a situação dele.

Sidney Arakaki: Tá se cuidando?

Maikon Quaresma: Sim, em casa. Lendo Dante.

Eu li que Manaus é a cidade com mais circulação de pessoas nas ruas.

Sim. muitas pessoas na rua ainda. Não estão obedecendo. Agora fui comprar algo no mercado. Tem gente jogando vôlei na rua onde moro.

Você que trabalhava na secretaria da saúde?

Sim, sim. Mas saí em 2018.

Esse trabalho te deu noção pra entender esse momento?

Claro. Ao diferente modo de que todo mundo acha, dos que não tem noção dos insumos de hospitais e casas de saúde de apoio, eu tenho essa noção. Pois sei que os insumos sempre foram escassos na rede pública. Um colapso na saúde com um tipo de caos que vem afetando o Brasil é certo. O peculiar é que no Amazonas, Manaus é a capital onde tem todo o aparato com os aparelhos para um processo cirúrgico mais especializado. Logo, o interior de todo Estado vem recorrer a capital.

As pessoas aí estão desinformadas ou você acha que não sabem do perigo real?

Acho que não sabem do perigo real. Muita gente ainda tem ideias de conspirações e não tomam nem a vacina da gripe. Acho que, também é por nunca ter acontecido algo dessa dimensão por esses lados.

Nada dessa dimensão aconteceu em nenhum lugar do mundo nas últimas décadas… É uma situação inédita pra humanidade atual.

Sim, mas nem o H1N1, nem a vaca louca, nem outra (doença) veio pro norte. Algo como uma epidemia dessas, a única peste desse tipo foram os mosquitos, dengue e malária. Isso aqui ainda trouxe medo.

Você acha que o Estado do Amazonas está sabendo administrar a pandemia?

Não sei ao certo, estou acompanhando. Até semana passada estava todo mundo na normalidade.

Eles decretaram que quem estiver na rua, e comércio que não tiver necessidade de estar aberto terá que pagar multa, e os pedestres também e tal.

Mas até agora só estão orientando. O pessoal ainda continua na rua. O que mais rola por aqui é as pessoas desacreditarem dessa doença, dizendo que isso é algo de conspiração. Ou que eles nunca vão pegar porque o Manauara é forte ,e que é isso, que é aquilo…

Como você costuma se informar e qual sua opinião sobre a pandemia?

Meus amigos e grupos me mandam muitas coisas. Vejo jornais também, mas é muita informação. A internet é boa pra isso também, mas tem que ter cuidado para não cair em várias fake news. Gosto de acompanhar quem eu conheço, alguém que já pegou, como o Xapa (mãe do Lucas Xaparral foi infectada, mas já está curada da Covid-19) falou em sua rede social. Ou algum amigo ou algum familiar pegou, assim parece que é algo mais verdadeiro de acreditar. Esses dias eu vi o artigo do Josh Stewart, o videomaker da Static, falando que pegou Covid-19. Esses relatos são únicos, pois são pessoas que já convivemos e sabemos de sua idoneidade. Como ele já veio pra Manaus em 2010, sei que é uma pessoa muito influente e idônea no cenário, então levo como verdade aquilo que essas pessoas transmitem.

Maikon Quaresma (Sidney Arakaki)

A Quaresma terminou ontem. Seu sobrenome tem a ver com liturgia?

Acho que tem a ver quando os Europeus vieram pro Brasil e batizaram os índios com nomes de Europeus. Quaresma é português se não me engano. Mas também é nome de uma árvore. Há um misticismo em tudo isso.

Você é total místico. Já surgiu várias vezes na minha frente como um duende!

Muitos já me disseram isso. Não que sou um Duende (risos). Mas que sentem algo místico, exótico ou puro na minha presença.

Eu sou eu, não sei me classificar. Deixo isso para outras pessoas.

Legal. Vou te deixar em paz pra continuar a tua leitura. Qual livro do Dante Alighieri você está lendo?

“Divina Comédia”. Eu já tinha lido antes, mas não tinha entendido muito. O texto era com ortografias antigas, tinha que ficar toda hora lendo o dicionário.

Acabei de conseguir um Kindle, pois ele já vem com o dicionário eletrônico incluído.

Mande sugestões, dúvidas, etc, para contato@skataholic.com.br

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?