Marcelo Formiga. (Sidney Arakaki)

Dia do Skate

Em 2003 a IASC, a associação internacional das companhias de skate, criou o Go Skateboarding Day, popularmente conhecido no Brasil como Dia Internacional do Skate.

É a data mais celebrada e conhecida no mundo, mas é bem provável que São Paulo seja a primeira cidade que teve uma Lei de Dia do Skate aprovada.

A Lei é de 1995 e foi um projeto do então vereador Alberto Turco Louco.

Marcelo Formiga. (Sidney Arakaki)
Marcelo Formiga no Memorial da América Latina, em São Paulo. (Sidney Arakaki)

Segundo a Lei 11.812 de 26 de junho de 1995:
Art. 1 – Fica instituído, no âmbito da Secretaria Municipal de Esportes, o dia 3 de agosto como Dia do Skate.
Art.2 – Essa data será comemorada anualmente, com palestras, práticas e competições voltadas para incrementar a prática desse esporte pelos jovens em geral.
Art.3 – As despesas com a execução da presente lei correrão pelas dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.
Art.4 – Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Em um dos documentos da época consta que, “a Comissão de Educação, Cultura e Esporte vê na iniciativa do nobre vereador importante estímulo a prática esportiva, principalmente por parte dos jovens que tanto se procura afastar de vícios abomináveis, como o alcoolismo e o consumo de drogas. Pela aprovação.
O projeto do nobre vereador Alberto Hiar não oferece nenhum problema a ser enfrentado pela comissão de finanças e orçamentos, uma vez que as despesas previsíveis correrão à conta das dotações orçamentárias próprias. Assim, poderá ser aprovado
”.

O reconhecimento do skate pela Câmara Municipal de São Paulo em 1995 serviu de exemplo para várias outras cidades do Brasil para oficializar a data em seus calendários comemorativos. Em 2009, como deputado estadual, Turco Loco conseguiu aprovação da assembleia legislativa para que o 3 de agosto passasse a ser Dia do Skate em todo Estado de São Paulo.

Infelizmente, como faz parte da nossa cultura brasileira, nos deixamos ser dominados pelos EUA.

Uma Lei de skate pioneira no mundo é ignorada. Parabéns, Skate Brasileiro!

Mande sugestões, dúvidas, etc, para contato@skataholic.com.br

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?