Manobra da Virada

ONG Social Skate apresenta “Manobra da Virada”

*divulgação ONG Social Skate

Manobra da Virada

“Manobra da Virada” – da Ong Social Skate

“Manobra da Virada é um projeto desenvolvido pela ONG Social Skate, com patrocínio do TNT Energy Drink e apoio da Nike SB, WestRock Soluções em Embalagens e Instituto Incentivar, será realizado em São Paulo, Poá, Campinas, Valinhos e Sorocaba, para crianças a partir de 7 anos e adolescentes.

Depois de Tóquio, em 2020, quando acontecerá as Olimpíadas, o skate estará definitivamente dentro do calendário olímpico. Desde então, o esporte vem se difundindo e ganha cada vez mais um grande número de fãs e de interessados em aprender a modalidade. E, é esta justamente a missão da ONG Social Skate, que há mais de 15 anos usa do skate como ferramenta de inclusão social para ensinar, incutir conhecimento e passar os ensinamentos básicos aos jovens. Além de contribuir para formação educacional, cultural e esportiva deles.

A missão agora se expande. Com o patrocínio do TNT Energy Drink e apoio da Nike SB, juntamente com a WestRock Soluções em Embalagens e do Instituto Incentivar, o empreendedor social Sandro ‘Testinha’ Soares e a sua esposa e pedagoga Leila Vieira, responsáveis pela ONG Social Skate, ganham forças e terão uma agenda cheia de novos desafios com o Projeto Manobra da Virada, que de forma itinerante, desenvolverá oficinas de skate, palestras e demos com participação de skatistas profissionais interagindo e passando parte de seus aprendizados para crianças e adolescentes, inclusive portadores de deficiências, nas cidades por onde atuarem.

Para Sandro Soares, a motivação por meio do Projeto Manobra da Virada irá contribuir bastante para difundir o trabalho da ONG Social Skate em diversos lugares. “Nós iremos passar para essas crianças o que já fazemos há anos. E, para mim, o mais importante é plantar em cada desses lugares uma semente do nosso trabalho para quem sabe no futuro colhermos bons frutos. Este é o nosso maior desafio”, disse.

Em todos os locais de realização do ‘Manobra da Virada’ serão convidadas ONGs que trabalham com crianças portadoras de necessidades especiais – como a APAE – para participarem da ação e trabalhar com eles, usando o skate como ferramenta para desenvolver o equilíbrio, a confiança, além da socialização com os outros alunos.

As atividades acontecerão em locais públicos sempre aos finais de semanas e com a presença de quatro monitores capacitados, divididos em duas turmas – “iniciados” e “iniciantes”, com 100 alunos em cada, sempre supervisionados pelos coordenadores da ONG Social Skate. O intuito do ‘Manobra da Virada’ é de promover a integração e inserção da modalidade, que hoje possui mais de 8 milhões de praticantes no Brasil, segundo pesquisa do Datafolha de 2015.

Para a pedagoga Leila Vieira, com o skate é possível trabalhar muitos valores. “A ideia é ofertar a crianças e adolescentes que já tiveram contato com o skate ou não uma vivência diferenciada através de oficinas lúdicas, onde o participante terá a possibilidade de desenvolver competências como agilidade, lateralidade, e consciência sobre a utilização de equipamentos de segurança e principalmente a coletividade que o skate proporciona”, explica.

Atletas profissionais – O projeto contará com a presença de atletas profissionais nas clínicas de skate. A ONG Social Skate sempre teve o apoio dos melhores skatistas do Brasil, como o do campeão mundial de skate vertical Rony Gomes, que desde julho de 2017 é o padrinho dos trabalhos da ONG, data que marcou uma nova fase da Instituição com aulas diárias na cidade de Poá, por meio do Projeto Manobra do Bem. Rony atualmente é um dos maiores skatista da atualidade, quando o assunto é a modalidade vertical. Seu nome também é um dos mais cotados para representar o Brasil nas Olimpíadas 2020.

Inscrição – Os interessados em participar do projeto ‘Manobra da Virada’ podem se inscrever por meio do site do projeto (https://www.socialskate.org.br/manobra-da-virada) ou pessoalmente nos locais onde for implantado (sujeitos aos horários disponíveis) munido com documentos pessoais (RG). Menores de idade (a partir dos 7 anos) só poderão participar acompanhados de um responsável, que na ocasião assinará um termo autorizando a participação da criança nas atividades.

Todos os participantes receberão um skate, capacete, joelheira, cotoveleira e luva protetora contra torção. Os equipamentos deverão ser devolvidos após as atividades.

A cidade de Poá, localizada na Zona Lesta de São Paulo, sede da ONG Social Skate, será a primeira a receber o Manobra da Virada. Serão quatro dias com muitas atividades divertidas, de 23 a 26 de julho. Mais informações https://www.socialskate.org.br/manobra-da-virada

Cada sessão terá duração de 180 minutos:

Manhã:

Das 9 às 12 horas;

Das 9h às 9h30 – inscrições;

Das 9h30 às 10h – apresentação do programa e um bate papo sobre a conduta do skatista cidadão com a participação de um dos skatistas profissionais e coordenadores da ONG Social Skate;

Das 10h às 12h – aulas práticas separadas em dois grupos: “iniciados” e “iniciantes”.

Tarde:

Das 14h às 14h30 – inscrições;

Das 14h30 às 15h – apresentação do programa e um bate papo sobre a conduta do skatista cidadão com a participação de um dos skatistas profissionais e coordenadores da ONG Social Skate;

Das 15h às 17h – aulas práticas separadas em dois grupos: “iniciados” e “iniciantes”.

O objetivo do Projeto Manobra da Virada, aprovado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (ICMS), é atender em seis (6) meses mais de 2 mil jovens, por meio de oficinas de skate, em parques e áreas públicas do Estado, entre crianças a partir dos 7 anos e adolescentes, que nunca tiveram acesso à modalidade ou não usufruíram de estrutura para praticar o esporte.

Sobre a ONG Social Skate – A Associação Social Skate tem como proposta a realização de atos que visem a inclusão social, educacional e cultural de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio de atividades esportivas, culturais, de lazer, preservação ambiental e alimentação saudável. Atualmente são atendidas cerca de 150 crianças e adolescentes, os projetos permanentes da ONG, hoje, são o Manobra do Bem, que oferece atividades com skate diárias e a Horta Comunitária, onde as crianças do projeto recebem aulas de preservação do meio ambiente e atuam no plantio e cuidados de alimentos orgânicos.

Mande sugestões, dúvidas, etc, para contato@skataholic.com.br

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?