Tiago Lemos

Informações sobre a Street League 2018

Tiago Lemos
Tiago Lemos, switch backside tailslide. (Cortesia Street League/Justin Crawford)

A temporada 2018 da Street League Skateboarding começa nessa semana em Londres, na Inglaterra, com o Pro Open, a etapa que definirá mais dois skatistas para integrar a Liga.

Nesses nove anos de Street League, muitas coisas mudaram e os nomes também se renovaram. Um grande nome que deixou a SLS nesse ano foi Chris Cole e Paul Rodriguez já não competia desde a temporada passada.

Dos 24 integrantes originais, desde que a Street League foi criada em 2010, apenas Luan Oliveira, David Gonzalez, Shane O’Neill, Sean Malto, Torey Pudwill e Nyjah Huston continuam como titulares.

Para renovar a Liga, nos últimos anos a SLS vem apresentando os Pro Picks, skatistas escolhidos a dedo para integrar a lista. Nesse ano entraram Jamie Foy, Mark Suciu, Elijah Berle, Zion Wright, Taylor Kirby e Milton Martinez. Mas eles precisam mostrar interesse e honrar o convite, senão caem fora. Kevin Bradley foi Pro Picks em 2016 e se quiser voltar, precisa usar a chance do Street League Pro Open nesse final de semana, onde os dois melhores colocados entram para a temporada.

Ivan Monteiro, Yuri Facchini, Mason Silva, Walker Ryan, Jake Anderson, Sebo Walker, Shawn Hale, TJ Rogers, Trent Mclung, Trevor Mclung, Alec Majerus, Alex Midler, Axel Cruysberghs, Blake Johnson, Boo Johnson, Chase Webb, Curren Caples, Diego Najera, Gustavo Ribeiro, Harry Lintell, Kevin Bradley, Korahn Gayle, Lucien Clarke, Marek Zaprazny, Max Kruglov, Paul Hart, Phil Zwijsen, Vincent Milou e Youness Amran competirão no sábado e os sete melhores avançam para a semifinal no domingo com o campeão do Tampa Pro 2018 Jagger Eaton e os titulares Tiago Lemos, Kelvin Hoefler, Felipe Gustavo, Luan Oliveira, Chris Joslin, Yuto Horigome, Miles Silvas, Torey Pudwill, Tom Asta, Sean Malto, Shane O’Neill, Tommy Fynn, Tom Asta, Cody McEntire, Dashawn Jordan, David Gonzalez, Ishod Wair, Louie Lopez, Manny Santiago, Micky Papa, Ryan Decenzo e Trevor Colden.

Nyjah Huston, Evan Smith, Kyle Walker e Matt Berger estão machucados e não competirão em Londres.

No sábado também vai rolar uma eliminatória feminina com Leticia Bufoni, Monica Torres, Pamela Rosa, Lacey Baker, Kate Shengelya, Jen Soto, Samarria Brevard, Mariah Duran, Alexis Sablone, Candy Jacobs, Hayley Wilson, Julia Brueckler e Margielyn Arda Didal, que vai qualificar as finalistas do Street League Skateboarding World Championships.

Outra grande diferença de 2018 comparando com nove anos atrás, é que a internet tirou o protagonismo da TV. Nos primeiros anos a Street League era transmitida ao vivo pela ESPN em diversos países, inclusive no Brasil. Ela chegou a ter os direitos vendidos para a Fox Sports, mas agora é transmitida pela ETN, empresa criada dentro da SLS e que a partir desse ano também transmitirá o circuito Vans Park Series.

Quando a ETN foi lançada em 2017 e começou a cobrar para assistir o Tampa Pro e a Street League, a audiência obviamente caiu. Na etapa seguinte as transmissões voltaram a ser de graça, bastando um simples cadastro pelo site.

Então, se você quiser assistir a Street League ao vivo, é só instalar o app da ETN ou acessar o etnlive.com.

Pista do Street League Pro Open 2018 (Divulgação)
Pista do Street League Pro Open 2018 (Divulgação)

 

COI e World Skate chancelam Street League

E já está definido que em 2019, todas as etapas da Street League terão eliminatórias abertas e competições femininas.

A World Skate (ex Firs) e a Street League Skateboarding anunciaram alguns meses atrás uma parceria para que a temporada 2019 da SLS seja a competição qualificatória oficial do Street masculino e feminino das Olimpíadas de Tóquio 2020.

Na ocasião, o release anunciou que “a aliança representa o alvorecer de uma nova era no esporte, onde as habilidades e a experiência complementares de uma federação internacional e o principal empreendimento comercial no esporte estão unidos para promover o crescimento global do esporte. Os planos para 2019 e além não apenas expandem a turnê para cinco eventos de dois dias com qualificação aberta e dobram o número de competidores, mas também evoluem o formato do Street League Super Crown World Championships para uma competição massiva aberta e inclusiva, e celebração de vários dias o esporte e a cultura“.

“SLS foi fundada com a missão de elevar os melhores skatistas de rua para perseguir sua paixão em um palco global, empurrar a progressão do skate em um formato ao vivo emocionante e acessível, e brilhar luz sobre o criatividade e inovação centrais para o DNA da cultura. Apreciamos o reconhecimento do COI e da World Skate, da imensa influência positiva do skate e estamos entusiasmados em fazer parceria com a federação para arquitetar um caminho para as Olimpíadas que mostre e sirva à comunidade de skate e inspire a próxima geração de skatistas e fãs”, falou a gerente geral da Street League Kaitlyn Banchero.

Depois de Londres, a Street League seguirá para Los Angeles (7 de julho) e Rio de Janeiro (26 de agosto). O World Championships está programado para acontecer em outubro, mas a data e local não foram confirmados ainda.

Mande sugestões, dúvidas, etc, para contato@skataholic.com.br

Girl Skate

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?