Bob Burnquist Para Presidente do Skate!

Na noite de sexta-feira, estava eu bem de boa, quando recebo uma mensagem de um membro da Confederação Brasileira de Skate informando a renúncia do presidente Marcelo Santos e vice-presidente Ed Scander. Foi um choque, uma notícia bombástica e uma decepção, pois eu tinha acabado de falar pro Murilo Romão que a dupla é de pessoas que acredito muito na honestidade, pessoas super bem intencionadas que são massacradas de forma injusta.

Nesse comunicado de renúncia tinha também o edital de convocação da eleição para a próxima gestão, marcada para o dia 30 de setembro, com instruções para inscrições das chapas concorrentes.

Mas o Lauro Netto, da CBSk, falou pra eu ficar tranquilo que ainda no sábado receberia uma boa notícia.
Como eu estava na sessão, foi um pouco mais fácil desencanar e esquecer o assunto por hora.

Eu sabia que o Marcelo e o Ed não jogariam a toalha e abandonariam o barco por causa dessa briga com a confederação brasileira de patins e hóquei, com o comitê olímpico do Brasil, etc. Devia ter algo maior por trás e seria bom.

E a surpresa, muito melhor do que eu imaginava, veio na tarde do sábado, com um post do Bob se lançando candidato a presidência da confederação brasileira de skate!

Bob Burnquist provavelmente será eleito. Talvez por unanimidade. Estou curioso para saber se alguém se candidatará concorrente.

Por hora, é isso. Vamos aguardar as novidades.

Abaixo, os comunicados, da CBSk e do Bob:

MARCELO SANTOS E ED SCANDER DEIXAM A PRESIDÊNCIA DA CBSK

Depois de 10 anos trabalhando pela Confederação Brasileira de Skate, Marcelo Santos e Ed Scander, deixaram a presidência da CBSk na última quarta-feira, 23 de Agosto de 2017.

Marcelo Santos foi presidente de 2007 a 2017, além de ter sido um dos vice-presidentes e representante para a América Latina da International Skateboarding Federation (ISF) entre 2008 e 2015. Atualmente é membro do Comitê Internacional de Eventos da ISF.

Ed Scander foi vice-presidente entre 2003 e 2006, diretor de esportes entre 2007 e 2010 e novamente vice-presidente de 2011 a 2017.

Sob essa gestão os praticantes passaram a ter mais voz e maior participação nas decisões da entidade, com as criações dos Comitês e Conselhos formados pelos skatistas profissionais de todas as modalidades. Além disso, a CBSk passou a organizar anualmente os rankings brasileiros de todas as categorias e modalidades, algo alcançado somente no Brasil.

Nesses dez anos, a CBSk ajudou a articular os maiores eventos de Skate no país, como a Mega Rampa, Rio Vert Jam, Rio Bowl Jam, Red Bull Skate Generation, Nescau Street Festival, Copa Brasil de Skate (Circuito Banco do Brasil), Vans Waffle Cup, Ceará Street World Cup, STU Open, além de dezenas de etapas dos Circuitos Brasileiros Profissionais de Street e Vertical.

Neste período a CBSk conseguiu aumentar o piso de premiação das etapas dos Circuitos Profissionais em mais 270% e o valor dos cachês dos árbitros em mais de 340%, incentivando assim, não só a profissionalização dos skatistas, como também da mão obra especializada no esporte. Nesse sentido, foram realizados cinco Testes de Aptidão de Árbitros entre 2007 e 2016, renovando e preparando ainda mais os membros de comissões técnicas da confederação e de federações, em diversos Estados.

Foi também nessa gestão que foram encomendadas pesquisas nacionais junto ao Instituto Datafolha em 2009 e 2015, além da articulação das parcerias com o Hospital das Clínicas e Santa Casa, para atendimento, exames e cirurgias gratuitos para skatistas confederados, além da inclusão do Skate no programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte desde 2008, sendo que, desde então, 107 skatistas receberam mais de R$ 1.730.000,00 em dinheiro.

Esses dez anos foram marcados ainda pelas lutas contra a proibição da prática do Skate no Museu do Ipiranga, Parque Ibirapuera, na Avenida Paulista e Praça Roosevelt como também a participação na construção das pistas de Skate do Sumaré, Freguesia do Ó, Parque Madureira, Half Pipe do Parque Mangabeiras, Pista do Parque do Cocó, Pista do Castelão, Praça Roosevelt, Parque do Nado, Chácara do Jockey, Bom Retiro entre muitas outras.

Com a palavra, Marcelo Santos, agora ex-presidente da CBSK:

“A CBSk é a única confederação de Skate em todo planeta. O que faz com que nosso país esteja bem a frente de todos os outros em termos de organização esportiva. Temos orgulho do legado deixado para o Skateboard brasileiro. Apesar da resistência que ainda existe em nosso meio quanto as entidades de administração esportiva, é inegável a importância da CBSk para evolução do Skateboard nacional e principalmente para a manutenção da nossa cultura. Não temos dúvida que é imprescindível que o Skate e a CBSK continuem sendo geridos por skatistas. Ao contrário do que muitos irão pensar, não estamos abandonando ou desacreditando no futuro da entidade ou do Skateboard, pelo contrário, estamos abrindo mão dos nosso cargos em prol de uma reformulação positiva da CBSk. Dentro de alguns dias ficará claro que nossa atitude irá fortalecer em muito a Confederação e o Skateboard nacional. Aproveitamos o momento para agradecer a todos os skatistas e não skatistas, que acreditaram em nós e de alguma forma nos apoiaram nesses dez anos, nos incentivando ou mesmo nos criticando. Skateboard é a nossa vida.”

 

Comecei a andar de Skate com 10 anos e desde então sempre defendi os ideais por onde passei !! Porém há 40 dias que não penso em outra coisa que não trabalhar – diretamente – pelo futuro do Skate Brasileiro ! Desde quando surgiu a ideia e começei a consultar os amigos mais próximos, e depois quando a dividi com as pessoas (skatistas brasileiros e internacionais) que fazem parte da história do Skate, passada ou contemporânea, senti que era o momento de tentar dar a minha contribuição. Não só para o skate que a gente ama, mas, acima de tudo, para o estilo de vida que me formou como ser humano e que deu tudo que eu tenho até hoje. Conversei com todos, absolutamente todos, os presidentes de Federações e Associações filiadas à CBSk. Essa troca de experiências me deu a certeza que a união que estamos vivendo nesse momento no nosso meio é o grande combustível dessa luta. Temos alguns desafios urgentes e pontuais que tenho a segurança em afirmar que, juntamente com as Federações e Associações, vamos conseguir superar. E com essa sinergia que estamos vivenciando atualmente, vamos levar o mundo do Skate, sua mensagem e seu legado de vida para um numero bem maior do que os nossos 8,5 milhões de apaixonados praticantes. Por isso, amigos, inscrevi hoje, dia 26 de agosto de 2017, a nossa chapa e agora vamos aguardar as eleições que serão realizadas no próximo dia 30 de setembro. Conto com o apoio de todos para, juntos, fazermos história novamente. Abs, Bob Burnquist #somostodoscbsk

Uma publicação compartilhada por Bob Burnquist (@bobburnquist) em

Mande sugestões, dúvidas, etc, para contato@skataholic.com.br

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?