Harry Jumonji, o skatista brasileiro mais influente de todos os tempos

Harry Jumonji, o original underground

Harry Jumonji
Harry OG Jumonji (Sidney Arakaki)

Pra mim, o Ari Jumonji é o skatista brasileiro mais influente de todos os tempos.

Eu já tinha essa desconfiança há alguns anos, mas agora tenho  certeza. Não é questão de ser o melhor ou maior. Harry Jumonji foi pioneiro, um skatista que teve influencia impactada diretamente na raiz do skate, nos anos 80 na Califórnia e Nova York.

Harry é o verdadeiro underground, o verdadeiro original gangster. Uma verdadeira lenda viva.

A história desse paranaense de Apucarana radicado em Ubatuba foi contada no documentário “OG: The Harry Jumonji Story”, que teve première em Tokyo e depois foi exibido em Nova York, na cidade em que ele fez história e se passa a maior parte do roteiro do filme. Foi em NY que Jumonji redefiniu o skate e “inventou” o Street Skate. Na década de 80 não existiam pistas e em Nova York não tinha nem pistas com transições. Harry saia cruzando as vias da cidade interagindo com tudo o que via a frente. Isso antes de Mark Gonzales e Natas Kaupas, que são conhecidos como pais do Street. Essas afirmações foram feitas por skatistas que  testemunharam muitas coisas. Porque o skate não era popular e a maioria das sessões eram solitárias. Alguns anônimos, mas outros inquestionáveis como Steve Olson, Christian Hosoi e Peter Bici contam boas histórias sobre esse personagem enigmático. Jeremy Henderson comenta que ele é o padrinho do skate de rua.

Não vou entrar em mais detalhes, porque se surpreender com essa história é surreal e emocionante. Orgulho de ser brasileiro por causa desse cara!

O filme pode ser assistido no serviço on demand da Globosat ou comprado no https://og.vhx.tv.

Ou, me mande um email pra agilizar um link pra baixar (mas sem legendas).

Histórias minhas com o Harry Jumonji

Eu cheguei em Nova York sem skate. Como fui praticamente direto pro Manny Mania, só no dia seguinte eu conseguiria ir numa skateshop montar um skate do jeito que eu queria. Então Steve Rodriguez me emprestou esse tesouro dele pra eu fazer a primeira sessão na cidade dos sonhos. Um skate com dedicatória do Harry pra ele. Quer benção maior?

Em 2002, assisti o trailer do documentário do Mark Gator, o “Stoked“, e apareceu  o depoimento de um skatista chamado Harry Jumonji. Lembrei desse nome de alguma entrevista antiga que li em algum lugar e pensei: acho que esse cara é brasileiro, irmão dos também skatistas Demónstenes e Teco. Fiquei com isso na cabeça e fui trabalhar num evento que eu era coordenador no Shopping West Plaza. Tinha uma minirrampa da loja High Point e muita gente colava pra andar e assistir. E por muita coincidência, nesse mesmo dia o Teco colou no shopping. Comentei que assisti um trailer do filme do Gator e aparecia um cara chamado Harry. Perguntei se era irmão dele e ele disse que há décadas tinham perdido o contato e não se falavam. Ele ficou louco, queria saber mais sobre esse filme, pegou meu email e disse que ia falar pro pai deles entrar em contato comigo.

Depois de alguns dias recebi um email do senhor George Jumonji, pai dos três. Ele queria muito saber notícias do Ari e mandei o link do trailer. Por um tempo trocamos emails, mas depois perdemos contato.

Pulo para 2011

Na minha primeira visita a Nova York, primeiras horas na cidade, chego no campeonato Manny Mania e trombo o Harry assim que cheguei! Me apresentei falando que eu era do Brasil e tinha um pouco da noção da história dele. Ele ficou feliz e saiu me apresentando aos amigos, dizendo que eu era da terra dele.

Fiquei impressionado como ele é respeitado pelos skatistas. Profissionais pedindo pra fazer fotos juntos e até o Torey Pudwill pedindo uma tag na lixa. Sim, o dono da marca/grife de lixas com uma tag do Harry Jumonji! Olhe com atenção na foto no início desse post. O Torey na fila… isso ficou muito marcado pra mim. Mais um argumento que uso pra afirmar que, pra mim, Ari Jumonji é o skatista brasileiro mais influente de todos os tempos.

Mande sugestões, dúvidas, etc, para contato@skataholic.com.br

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?