Provia 100 revelado depois de 15 anos

A paisagem não enjoa, mas procure um Felipe Motta dando um ollão na foto.

Eu tinha um rolo de Provia 100 guardado a anos.
Na minha cabeça, usei numa viagem para Nova York em 2011. Não tinha pressa pra revelar e deixei largado.
No final do ano passado comecei a pensar em revelar o cromo, mas em São Paulo os laboratórios que me indicaram pararam de revelar cromos por vários motivos, principalmente pela falta de materiais químicos de revelação que deixaram de fabricar.
Algumas semanas atrás me indicaram o laboratório Capovilla, em Pinheiros, e fui lá deixar meu Provia 100 num final de semana. Quando o laboratorista chegou na semana seguinte, me ligou pra tirar umas dúvidas. Ele viu que o rolo estava vencido e perguntou se eu tinha guardado na geladeira, local fresco, etc. Deixei claro que não tive cuidado nenhum. Me perguntou também quando usei, e eu disse que o último clique que me lembrava foi em 2011. Então ele falou que o cromo tinha grandes chances de ter estragado e a melhor forma de recuperar, era revelando no processo cruzado. Dei o Ok pra revelar e aumentou a minha expectativa. Levaria mais dois dias pra revelar e escanear.

Quando abri os arquivos, um grande susto!
O rolo não era nada do que eu imaginava. Começa com uma visita a Curitiba e termina no Rio de Janeiro. Viagens feitas em 2002! Esse Provia 100 ficou guardado no limbo por 15 anos.

Na época eu tinha uma câmera Canon Autoboy e nem imaginava que um dia filmes se tornariam obsoletos com a popularização dos equipamentos digitais.

Nesse post, algumas dessas fotos reveladas e escaneadas. Mesmo não sendo uma digitalização de qualidade, gosto muito da textura. Fora as lembranças emocionantes de relembrar viagens tão boas.

Agora estou procurando o rolo de filmes que usei na viagem para Nova York em 2011… Mas só vou revelar em 2026.




Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?