Vert Battle 2016

Vert Battle (foto: Sidney Arakaki)
O halfpipe do Rony Gomes é atualmente um dos melhores halfpipes do mundo. E o elogio vem de quem já andou em várias rampas pelo mundo. (foto: Sidney Arakaki)

Com a popularização dos bowls e banks nos últimos anos, a cena dos skatistas que andam em halfpipe se tornou uma espécie de underground. Hoje em dia, quando falamos de transições e modalidade vertical, na maioria das vezes queremos nos referir a bowls e banks. E para aumentar a confusão, agora temos a modalidade Park, que são pistas que mesclam transições de várias alturas e curvaturas se interligando.
No Brasil há uma imortal cena de skate em halfpipe mesmo que nunca tiveram boas rampas. Desde os anos 80, é inacreditável ver a evolução de tantos skatistas daqui andando em rampas podres e andando de igual pra igual com os que andam nas rampas perfeitas e os melhores equipamentos. Vide Bob, Digo e Ueda.

Em 2012, a família do Rony Gomes montou em Atibaia, interior de São Paulo, um dos melhores halfpipes já construídos no país até hoje. É lá que, ele e vários amigos, tiveram uma evolução muito fora do comum e acenderam a chama de vários skatistas de vert que estavam afastados da cena. Houve um progresso muito grande por parte dos skatistas, mas nesse período rolaram poucas competições profissionais.

Nesse final de semana rolou o Vert Battle, primeiro campeonato profissional na rampa do Rony. Ele reuniu skatistas profissionais de gerações diferentes e colocou todos no ritmo e sintonia. Foi uma festa muito divertida e uma das finais mais disputadas dos últimos anos, com Lincoln Ueda, Marcelo Kosake e Cristiano Mateus no Pro Master, categoria dos skatistas profissionais com mais de 40 anos, e os Pros Edgard Vovô, Rony Gomes e Dan Cezar. Se juntasse os seis numa mesma bateria com certeza as notas subiriam ainda mais e os resultados ficariam embolados.

Resultado final

Pódio Profissional do Vert Battle. (Sidney Arakaki)
Pódio Profissional do Vert Battle. (Sidney Arakaki)

Pro
1° Rony Gomes
2° Edgard Vovô
3° Dan Cezar
4° Raul Roger
5° Leo Ruiz
6° Carlinhos Niggli
7° Diego Bigode
8° Vitor Simão
9° Mizael Simão
10° Ian Landi
11° Damon Michellepis
12° Martin André

Pódio Pro Master. (Sidney Arakaki)
Pódio Pro Master. (Sidney Arakaki)

Pro Master
1° Cristiano Mateus
2° Lincoln Ueda
3° Marcelo Kosake
4° Lécio “Neguinho” Batista
5° Eduardo Braz
6° Valter Vale
7° Geninho Amaral
8° Evandro “Mancha” Menezes
9° Jeff Thrush
10° Cleber “Binha”
11° César Gyrão

Uma das coisas que mais me chamou atenção nesse evento foi a atitude de alguns skatistas amadores estarem limpando a rampa nos intervalos. (Sidney Arakaki)
Uma das coisas que mais me chamou atenção nesse evento foi a atitude de alguns skatistas amadores estarem limpando a rampa nos intervalos. (Sidney Arakaki)
O anfitrião é um dos skatistas que mais tem somado ao skate. (Sidney Arakaki)
O anfitrião é um dos skatistas que mais tem somado ao skate. (Sidney Arakaki)
Cezar Gyrão, 54, foi o competidor mais velho da competição. (Sidney Arakaki)
Cesar Gyrão, 54, foi o competidor mais velho da competição. (Sidney Arakaki)




Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?