Tropa de skate no Brasil já é maior que nos EUA.

Brasil tem 8,5 milhões de skatistas, número é maior que nos EUA

Tropa de skate no Brasil já é maior que nos EUA.
Tropa de skate no Brasil já é maior que nos EUA. (foto: Sidney Arakaki)

A Confederação Brasileira de Skate divulgou nessa semana os dados atualizados do número de skatistas no Brasil. Segundo o Instituto Datafolha, somos mais de 8,5 milhões de skatistas espalhados pela imensidão do Brasil!
Em março de 2015, pesquisadores entrevistaram 2296 pessoas com duas perguntas iniciais: “Na sua casa tem alguém que pratica ou anda de skate?” e “Quantas pessoas andam ou praticam skate na sua casa?
A partir daí eles traçaram o perfil dos skatistas no país e chegaram aos seguintes números:
Idade
Até 10 anos: 26%
De 11 a 15 anos: 36%
De 16 a 20 anos: 21%
Mais de 21 anos: 17%

Sexo
Masculino: 81%
Feminino: 19%

Classes sociais
Classe A: 3%
Classe B: 23%
Classe C: 47%
Classe D e E: 27%

Região Sul: 12%
Região Sudeste: 14%
Região Nordeste: 7%
Regiões Norte e Centro-Oeste: 11%

O skate é mais popular na classe C. Isso quer dizer que 47% da pesquisa é representada por quem consome skates de brinquedo.
O skate é mais popular na classe C. Isso quer dizer que 47% da pesquisa é representada por quem consome skates de brinquedo. (foto: Sidney Arakaki)

A última pesquisa do Datafolha havia sido em 2009 e contabilizou 3,8 milhões de skatistas. Em seis anos o número mais que dobrou, mas o que mais impressiona, é que o Brasil agora tem mais skatistas que nos EUA. Na última pesquisa de lá, realizada em 2015, contabilizaram 6,4 milhões de skatistas. Em 2006 registraram o maior índice de popularidade, ultrapassando 10 milhões, mas o número vem oscilando desde então. Enquanto no Brasil, onde a pesquisa é realizada desde 2002, o número de praticantes de skate cresce constantemente.

Uma pena a quantidade e qualidade das pistas de skate no Brasil não estar acompanhando a demanda.

A margem de erro da pesquisa do Datafolha é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.




Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?