Resenha: “A garota da banda”, autobiografia da Kim Gordon

a-garota-da-bandaKim Gordon é conhecida como a baixista do Sonic Youth, banda que ela fundou em 1981 e teve grande influencia no cenário musical. A garota da banda começa escrevendo sua autobiografia pelo último show do grupo, que foi em 2011, no festival SWU em São Paulo. Kim e os demais integrantes do Sonic Youth sempre foram reservados, apesar de transitarem no mainstream, e nesse livro ela conta trechos da sua vida, que é muito mais do que uma garota de uma banda. A baixista é também uma multiartista e uma mulher surpreendentemente inteligente com muita atitude e classe. A leitura dessa biografia é gostosa e sua vida inspiradora. Recomendo muito ler.

A primeira, provável, vez que escutei uma música do Sonic Youth foi ‘White Cross’ abrindo o “Street on Fire”, vídeo da Santa Cruz Skateboards lançado em 1989. Esse vídeo causou um impacto muito grande na vida de toda uma geração de skatistas, seja pelas manobras quanto a trilha-sonora. (clique aqui e assista para relembrar ou conhecer)
Mas fã mesmo, confesso que só fiquei após assistir o clipe da música “100%”, do álbum Dirty, em que aparece uma sessão com Spike Jonze, Jason Lee e Guy Mariano. O CD foi lançado pouco depois do “Video Days”, na época que comecei a ganhar uma graninha e comprar músicas que escutava em vídeos de skate. Comprei, escutava de vez em quando, só que quando vi o clipe endoidei.


Destaco esse trecho do livro (página 197), em que Kim Gordon comenta sobre o clipe.

Quando nosso álbum Dirty saiu, a banda fez um clipe para “100%” com a Tamra Davis dirigindo outra vez. Nossa intenção era fazer uma homenagem ao Joe. Thurston tinha visto um vídeo de skate que um diretor novo, chamado Spike Jonze, tinha feito, em que skatistas jogam o carro velho que estão dirigindo de um penhasco, e decidiu convidar Spike para filmar o material de skate. Tamra então mostrou a Spike como editar um vídeo de música, e, depois disso, a carreira de Spike decolou. Jason Lee fez uma participação no clipe como skatista, e eu também conheci Mark Gonzales, o skatista/artista, que apareceu quando estávamos filmando e abriu o porta-malas do seu carro para nos mostrar diversas pinturas feitas em sacos de papel marrons. “Pegue o que você quiser”, ele disse, mas, apesar de sua generosidade, eu peguei apenas um.”

A GAROTA DA BANDA
Autor: GORDON, KIM
Tradutor: MATIAS, ALEXANDRE
Editora: FABRICA231
ISBN: 9788568432372

Compre aqui A Garota da Banda.




Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?