Pista de skate da Saúde homenageia Hiena e Ed Cunha

André Hiena/Ed Cunha Skatepark (foto: Sidney Arakaki)
A pista de skate da Saúde agora se chama André Hiena/Ed Cunha Skatepark. (foto: Sidney Arakaki)

A pista de skate da Saúde, uma das principais da cidade de São Paulo, passou por uma grande reforma e foi totalmente entregue à comunidade no último sábado, numa celebração que homenageou os skatistas Ed Cunha e André Hiena.
Inaugurada no dia 3 de agosto de 1994 – data marcada também pela criação do Dia do Skate na cidade de São Paulo – a pista passou por uma grande reforma dividida em duas fases, coordenadas pelos skatistas profissionais do bairro, Humberto Oliveira e Nilton Neves. Na primeira, a parte de cima ganhou melhorias seguindo as diretrizes de Nilton, e na segunda, a parte debaixo foi toda reformulada com projeto de Beto. O antigo halfpipe foi demolido e a pista ganhou obstáculos suaves e fluídos.

Durante o processo de reforma, André Hiena, um dos skatistas mais locais da pista e engajado em manter o pico em ordem desde a inauguração, morreu no dia 1° de fevereiro em decorrência de dois AVCs. Com a data de entrega da pista se aproximando, foi natural que os skatistas se mobilizassem para que houvesse uma homenagem para batizar a pista com o nome de André Hiena Skatepark. No processo, aberto pelo vereador George Hato, descobriu-se que já havia um pedido do começo dos anos 2000 para nomear a pista com o nome de Ed Cunha, um dos skatistas do bairro responsáveis pela construção da pista no começo dos anos 90. Após a morte de Cunha a associação de skatistas local protocolou a homenagem na sub-prefeitura do Ipiranga, mas por falta de documentação, a prefeitura não deu andamento no processo. Agora, com ajuda do vereador Hato, os dois processos estão em andamento para homenagear os skatistas. Mas independente do reconhecimento do poder público, Hiena e Cunha serão sempre lembrados nas sessões desse templo do skate brasileiro.

André Hiena/Ed Cunha Skatepark (foto: Sidney Arakaki)
André Hiena/Ed Cunha Skatepark (foto: Sidney Arakaki)

A celebração de sábado foi organizada por Beto e a associação dos skatistas locais. Foi uma festa linda, com presença de skatistas de diversas gerações, principalmente da década de 90 e profissionais da nova geração que competiram nos eventos da pista como amadores. Hiena ganhou um graffitti produzido pelo artista Rafael Shine e houve um best trick, premiando as melhores manobras nas sessões amador e profissional. O Pro Rodrigo Maisena e a o Amador Marcelo Profeta ganharam os troféus feito a mão com o concreto original da pista, produzido por Beto Oliveira. A mãe de Hiena, Dona Ana, e o filho Ian, também participaram do evento.

A pista fica na rua Dom Villares, s/n° – popularmente conhecida como Três Tombos. Debaixo do complexo viário Maria Maluf.




Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?