Skatistas acadêmicos publicam artigo sobre skate na “Recorde: Revista de História do Esporte”

Giancarlo Machado (esquerda) e Leonardo Brandão (direita), os skatistas acadêmicos (Arquivo pessoal)
Giancarlo Machado (esquerda) e Leonardo Brandão (direita), os skatistas acadêmicos (Arquivo pessoal)

A nova edição da “Recorde: Revista de História do Esporte“, traz um artigo assinado pelos skatistas Giancarlo Machado e Leonardo Brandão. Brandão é Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professor efetivo do Departamento de História e Geografia da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Machado é doutorando em Antropologia pela USP, membro do Núcleo de Antropologia Urbana (NAU-USP) e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (LUDENS/USP). A Recorde é uma revista científica semestral editada desde 2008 pelo “Sport”: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (Programa de Pós-Graduação em História Comparada/IH/UFRJ). Ela publica artigos que se debruçam sobre as práticas corporais institucionalizadas (esporte, educação física, dança, ginástica, capoeira, entre outras), bem como sobre as atividades de diversão/lazer, desde o ponto de vista das ciências humanas e sociais, especialmente da História.
Ela é uma referência na área de estudos sobre esportes, e recebe a contribuição de pesquisadores de várias instituições, sendo muitas delas internacionais. Os artigos publicados na revista analisam múltiplas práticas esportivas, e nesta edição o skate encontrou o seu espaço. O nosso artigo foi enviado ano passado, e após passar pelo parecerista, foi aprovado, saindo nesta última edição. O Leonardo Brandão já teve a oportunidade de publicar outros dois artigos nesta mesma revista em 2008 e 2009. São eles: “Prazeres sobre pranchas: o lúdico e o corpo nos esportes californianos” e “Entre a Marginalização e a Esportivização: Elementos para uma História da Juventude Skatista no Brasil”. Esta foi a primeira vez que publicamos um artigo em parceria”, conta Machado.
O tema abordado pela dupla nessa edição é “O skate na era dos megaeventos: A Mega Rampa e o espetáculo do Ilinx”. Como é um artigo direcionado ao público acadêmico, a linguagem é bastante didática. Para ler, acesse ou baixe o arquivo no https://www.academia.edu/5643945/O_skate_na_era_dos_megaeventos_a_Mega_Rampa_e_o_espetaculo_do_ilinx

A Megarrampa no Sambódromo paulista foi o tema do artigo para a revista Recorde (foto: Sidney Arakaki)
A Megarrampa no Sambódromo paulista foi o tema do artigo para a revista Recorde (foto: Sidney Arakaki)

FRETE_GRATIS_500X200

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?