sábado , 19 agosto 2017

Home » Blog » O brinquedo do mal e as vítimas da intolerância

O brinquedo do mal e as vítimas da intolerância

Publicado Em: 18/09/2013 12:02


The Devil’s Toy by Claude Jutra, National Film Board of Canada

Em 1966 o diretor de cinema francês Claude Jutra produziu o curta-metragem “Skate – Rouli-Roulant” (nos EUA foi batizado de The Evil`s Toy – o brinquedo do mal). Ele filmou crianças, meninos e meninas adolescentes, brincando com a então novidade em Montreal, Canadá. Nessa época ainda não haviam pistas e andar de skate se resumia em descer pequenas ladeiras, em pé, sentado ou deitado. Essa inocente diversão já era considerada contravenção e os skatistas sofriam repressão da polícia. Indignado, Jutra decidiu fazer esse documentário e dedicar à “todas vítimas de intolerância”. O curta original é todo em francês (essa versão postada é em inglês), mas não é preciso legendas para entender a mensagem. E as imagens, em preto e branco, com a linda trilha-sonora, fazem de Rouli-Roulant uma obra-prima do cinema canadense.
O curioso é que, quase 50 anos depois, mesmo com o skate em evidência, estando no horário nobre da TV, movimentando a economia mundial, popularidade dentro de todas classes sociais, os skatistas ainda são vítimas de intolerância.

FRETE_GRATIS_500X200

O brinquedo do mal e as vítimas da intolerância Reviewed by on . The Devil's Toy by Claude Jutra, National Film Board of Canada Em 1966 o diretor de cinema francês Claude Jutra produziu o curta-metragem “Skate – Rouli-Roulant The Devil's Toy by Claude Jutra, National Film Board of Canada Em 1966 o diretor de cinema francês Claude Jutra produziu o curta-metragem “Skate – Rouli-Roulant Rating:
asfalto-01
Voltar ao Topo