Fórmula Skate

Ishod Wair e Luan de Oliveira, dois skatistas da Nike SB (Divulgação Nike SB)
Ishod Wair e Luan de Oliveira, dois skatistas do mesmo time, a Nike SB (Divulgação Nike SB)

A corrida do Grande Prêmio da Malasia da Fórmula 1 desse final de semana teve dois episódios que tiraram o foco da vitória do alemão Sebastian Vettel. Primeiro, porque Vettel desobedeceu as ordens da equipe e ultrapassou seu companheiro Mark Webber. O australiano liderava a corrida com Vettel em segundo. O plano da Red Bull era chegar com as duas primeiras colocações do pódio e orientou aos pilotos a levarem os carros com cautela até a bandeirada final. Mas Vettel seguiu seu instinto e atacou Webber. Duelaram perigosamente, com risco dos dois carros baterem, até que Vettel ultrapassou e conquistou a vitória. Agora, esse é o assunto da semana na F1, o atrito dentro da equipe.
Outra história curiosa que aconteceu no GP foi o Lewis Hamilton errando o box na troca de pneus. Nesse ano ele começou a correr pela Mercedes e parou por engano na vaga da sua antiga equipe, a McLaren. Aí ele teve que sair e procurar o box certo.
Diante dos acontecimentos, faço um paralelo com o skate.
Imagina se, no Tampa Pro, o Scuba, chefe de equipe da Nike SB, diz para o Luan, “você não pode andar mais que o Eric Koston, porque estamos lançando o novo modelo de tênis dele nesse evento e ele precisa ganhar”. Não! No skate, mesmo com os times, cada skatista é por si. É livre para tomar suas decisões, mostrar sua personalidade. Mas ao mesmo tempo da individualidade, todos se ajudam. Quando um skate se quebra, não necessariamente o skatista usará um skate da mesma marca dele. O primeiro que aparecer será aceito. E geralmente são vários que surgem nessa hora. Uma solidariedade coletiva única. O que faz as competições, em qualquer esporte (incluindo a arte do skate), serem interessantes para gente que acompanha com paixão, é serem emocionantes, empolgantes para quem tá torcendo para alguém ganhar. E se o skatista favorito não se der bem, a frustação é normal, faz parte.
Não atingir o limite por intervenções de ordens supremas não faz parte da Fórmula Skate.
Pra finalizar: não sou fanático pelo Luan de Oliveira por ele ser brasileiro. Sou fã pelo skate e pessoa dele.

koston_2_nike

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?