Família XV, a representatividade do skate brasileiro

Família XV from Wilson Domingues on Vimeo.

De todas as cenas de skate brasileiras, se fosse para escolher uma para representar o país, seria o Rio de Janeiro. Os skatistas cariocas tem uma autenticidade própria, diferente de qualquer outra cidade do mundo, e mantém a essência em suas sessões. Se já não fosse o suficiente a cenografia e energia natural do planeta concentrada na região, a rapaziada local da Praça XV é a mais cordial que existe. Nada de hostilidade. Todos que frequentam o pico formam uma verdadeira família, a Família XV.

Wilson Domingues, um dos familiares mais antigos da praça, produziu um curta-metragem de 5 minutos de duração que expressa boa parte dessa energia da XV. Assiste aí e leia a descrição do Wilson:

“Sobre o filme
Na verdade não idealizei Família XV e sim vivi ele durante muito tempo da minha vida principalmente depois que fui morar no centro do Rio de Janeiro, tentei traduzir com personagens reais “amigos” skatistas como eu de longa data o sentimento de um simples role de Sábado no centro da cidade, uma rotina que quebra a rotina, pois quando saímos para a sessão a única coisa que procuramos é diversão e praticar o skate livremente, mas nesse percurso tudo pode acontecer, apesar da maioria dos lugares por onde passamos ou paramos ser o mesmo, as situações são diferentes e os obstáculos que usamos não passam de simples peças do mobiliário urbano ou objetos encontrados na rua que apenas subvertemos o uso tendo o prazer da criação e superação durante as sessões.
Quis mostrar que um bom dia de skate não se resume em acertar boas manobras e sim encontrar os amigos vivenciar coisas legais e fechar com chave de ouro indo ao encontro de outros amigos ou indo a um show de uma banda legal.

Sobre os personagens
Escolhi caras que considero muito pois tive a sorte de acompanhar a trajetória de cada um no skate e por isso devo muito respeito a essas pessoas que fazem parte das sessões antes da Praça XV de Novembro se tornar um dos principais picos de skate. A Família XV é composta por muitos personagens que não estão no filme, mas tive que escolher alguns quase como uma roleta russa de acordo com a disponibilidade e mais ou menos com o que eu esperava da sessão. Foi todo gravado em um dia com exceção da cena do Palito que fiz questão de incluir no filme pela sua história e representatividade na XV.”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?