Street League Skateboarding 2012. Postarei direto de Kansas City

Paul Rodriguez, switch k-grind no campeonato de Newark em 2011 (foto: Sidney Arakaki)

A grande final da Street League Skateboarding em 2011 aconteceu na cidade de Newark, no Estado de Nova Jersey, bem perto de Nova York. Até então seria o maior evento de skate que eu iria cobrir e estava muito ansioso pela oportunidade. Cheguei nos EUA uns dez dias antes para me ambientar e a cada dia criava mais expectativa. No cronograma oficial, a quinta-feira estava reservada para a coletiva de imprensa com o criador do evento, Rob Dyrdek, o prefeito e autoridades da cidade. Os treinos seriam no sábado e a competição no domingo. Só que chegou a tal de Irene para mudar todo o cronograma e programação do evento. Irene foi um furacão que chegou devastando cidades pela costa leste e chegaria na região de Nova Jersey justamente no final de semana. Como a Street League envolve muito investimento (desde locomoção de toda equipe operacional, construção da pista, aluguel do ginásio, transmissão ao vivo para TV, etc), a competição tinha que ser realizada de todo jeito.
Criou-se até um certo pânico. As prateleiras dos mercados estavam vazias porque a população foi alertada a estocar água e comida. Muita gente também deixou suas casas e pegou a estrada para cidades mais “seguras”. As principais ligações de Nova Jersey com Nova York fecharam. Carros não podiam atravessar pontes e túneis e o trem não funcionou.
A organização da SLS tinha dito que os ingressos para os dois dias de evento estavam quase esgotados. Um evento desse porte atrai milhares de turistas de todos os cantos do mundo (cheguei a encontrar caravana do Japão). Mas a programação foi toda alterada e os ingressos podiam ser devolvidos porque a grande maioria dos turistas se hospedam em Nova York. Um final de semana de campeonato foi resumido à aproximadamente quatro horas de evento. Os portões foram abertos às 14h e a competição (de duas horas de duração) começou às 15h. O evento precisava acabar às 17h para o público evacuar o ginásio urgente, porque o furacão estava chegando cada vez mais perto e a polícia estava dando toque de recolher. Foi uma situação estranha porque a coisa era séria. Como eu estava em função do evento há dias não tinha ido atrás dos mantimentos, só depois do campeonato fui atrás e caiu a ficha. A maioria do comércio já estava fechado. Muitos literalmente fechados. Os precavidos fecharam suas vitrines com madeira, para evitar que as rajadas de vento jogassem algo contra o vidro. Parecia exagero, mas no dia seguinte deu para ver vários estragos pela região… muitas ruas alagadas, árvores quebradas e carros atingidos. Eu estava seguro na casa do meus amigos Fabio e Douglas, três quadras de onde rolou a Street League.

Nessa semana começa a temporada 2012 da Street League, em Kansas City. Não há previsão de nenhuma adversidade e tomara que role tudo numa boa para eu poder trabalhar. Estarei lá produzindo material aqui pro blog e pro www.rettaskate.com.br.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?