Justiça seja feita ao fakie 5-0 grind saindo de flip

O 900 do Tony Hawk é uma manobra ícone na história do skate, que levou anos para ser realizada por outro skatista. Em 2004, cinco anos depois, o italiano Giorgio Zattoni se tornou o segundo skatista a concretizar a rotação. A partir daí, diversos outros skatistas se empenharam perseguindo a realização da manobra, sendo em halfpipes ou megarrampas. Ano passado tivemos a surpresa de ver duas crianças acertando o 900, Tom Schaar de 12 e Mitchie Brusco de 14. Na semana passada Schaar virou notícia internacional ao se tornar o primeiro skatista a completar três rotações no ar. Ele acertou um fakie 1080 na Megarrampa de Woodward na Califórnia.

Não há como negar que as manobras de rotação são tecnicamente difíceis, mas a obsessão pela busca dos giros pode atrasar na evolução técnica no geral. Flips, switchstance, apenas ollies, manobras sem segurar no skate, são ignoradas pela grande maioria dos novos skatistas, que ficam bitolados em 540s, 720s, 900s, 1080s e agora pode apostar que vão buscar o 1260.

No ano 2000 Bob Burnquist acertou um halfcab fakie 5-0 grind num trilho acima do coping, voltando de flip para a transição no halfpipe dos X Games, em plena final do Best Trick. NA PRIMEIRA TENTATIVA! A vitória foi incontestável, mas mesmo assim não teve o reconhecimento compatível com o feito, na história do skate. O movimento é tão absurdo que nunca mais ninguém sequer tentou.
Uma das manobras consideradas mais bonitas e insanas do Tampa Pro 2012 foi justamente o fakie 5-0 grind saindo de flip do Sean Malto. Não foi para uma transição de halfpipe, mesmo assim será inesquecível.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?