Galeria de fotos do Tampa Pro 2012

Ok, todo mundo já sabe que o Torey Pudwill é o campeão do Tampa Pro 2012, por isso mesmo deixei para descansar antes de fazer um post com mais tranquilidade sobre o evento, porque a viagem para cobrir a competição foi desgastante.
Selecionei algumas fotos e nas legendas conto um pouco do que rolou.
Muitas outras fotos estão no https://www.facebook.com/NikeSkateboardingBrasil

E a cobertura está no http://rettaskate.com.br/, inclusive o vídeo com a íntegra da fase final.

Quando eu cheguei na SPoT o australiano Shane O`Neill também tinha acabado de chegar. Ele não devia estar com muita vontade de andar e passava a maior parte do tempo fotografando e postando no Instagram. Na eliminatória ele não acertou muitas coisas, mesmo assim passou para a semifinal.
Eu queria muito ver o Matt Beach na semifinal. Na eliminatória ele errou algumas manobras, mas acertou muitas coisas legais, bem originais. Lendário Matt Beach. Foi um dos skatistas que fiquei mais feliz de ver andando porque já é referência há décadas.
O Lil Wayne apareceu no Tampa Pro e abalou geral! Eu nunca escutei o som dele e imagino que não vou gostar. Então, prefiro nem tentar escutar pra não ficar com má impressão do rapaz. A presença dele parecia de um chefe de Estado. Cercado de seguranças, até os skatistas profissionais estavam tietando... nos EUA esse cara é uma celebridade nível Madonna e atores de Hollywood. Se você procurar no Youtube vai achar vários vídeos dele andando de skate, e o legal é porque ele curte muito andar. Você pode achar até que o Justin Bieber acerta mais manobras que o Lil Wayne, mas o importante é que a dupla curte andar, independente de acertar manobras ou não. E isso aí eu respeito!
Teotis Beasley tem mais de 15 patrocinadores. Desde as principais marcas de skate até de refrigerante. E vê-lo circulando pela multidão você entende a razão desses contratos. O moleque é puro carisma, sempre tem alguém o parando para pedir autógrafo e fazer fotos.
Silas Bisteca viajou pela primeira vez aos EUA. Chegou em Tampa empolgado para competir, mas por nunca ter participado de um evento amador no país, não o deixaram fazer a inscrição. Eu vejo como positivo não ter corrido, porque economizou 150 dólares, que na viagem pela Califórnia que está fazendo com o Rodrigo Maizena, vai poder usar com mais utilidade.
São muito marcantes pra mim as cenas dos antigos 411VM que tinham os eventos da Europa com o Mike Vallely desafiando a si mesmo com manobras insanas. Ele se empenhava ao máximo para acertar manobras mesmo depois de muitos tombos. E em Tampa eu pude presenciar momentos épicos do Vallely, dignos de 411VM. O footplant na parede sobre o love seat e a tentativa de nosepick na parede me deixaram arrepiado! E quando assisti os vídeos depois do evento, até chorei de emoção relembrando a energia do momento e saber que eu estava ali presente. Nessa foto um dos nosepicks que ele quebrou o shape caindo de hang up no coping. Quando ele acertou sem quebrar o shape não chegou a encaixar o eixo, foi meio disaster, por isso foi mais animal ainda!
Do mesmo jeito que o Ítalo Romano surgiu no evento, ele sumiu! O cara deixou todo mundo literalmente arrepiado. Eu tinha o conhecido na première do “Vamo Andá”, da Nata Skateboards, há alguns anos em São Paulo, mas nunca tinha o visto andando ao vivo! Foi inacreditável o que ele fez ali, e de longe, o mais aplaudido de todo o evento. Na hora da premiação ele foi chamado para receber o prêmio de mais ovacionado, mas não apareceu... e também não consegui fazer uma entrevista com ele, que eu queria muito.
Ishod Wair é meu skatista favorito de todo o evento. Muito estilo e pilhado para andar o tempo todo. Fluiu por toda pista usando todos os obstáculos, colocando a mão no skate raramente. Os backside nosegrinds dele corriam pelo coping suavemente e os frontside flips pulando o corrimão levitavam. E o tempo todo sorrindo, lembrando muito o jeito do Ray Barbee.
O Tampa Pro é o único evento que consegue reunir literalmente os melhores skatistas do mundo. Tinham quatro Skatistas do Ano da Thrasher (Chris Cole, Leo Romero, Eric Koston, Grant Taylor) e campeões dos principais eventos: Maloof Money Cup (Chris Cole, Ishod Wair e Greg Lutzka), Street League (Sean Malto, Nyjah Huston) e X Games (Ryan Sheckler). Ah, o campeão do circuito WCS 2011, que no Brasil é chamado de mundial, o paulista Kelvin Hoefler, também estava lá... Nessa foto, Grant Taylor, que andou simplesmente pelo prazer de acertar suas manobras, desencanado de passar de fase. A leitura dele da pista era totalmente diferente do resto da galera. Basta ver os vídeos no Youtube pra ter uma noção da base do monstrinho.
O cartaz do evento desse ano foi produzido pelo Pushead, artista ícone, responsável por dezenas de modelos da Zorlac dos anos 80 e até capa de álbum do Metallica. A camiseta do evento com a ilustração custava 15 dólares.
Os competidores não distribuem adesivos nem brindes durante o campeonato, apenas autógrafos e sorrisos para fotos. Um souvenir bastante vendido era um deck em branco, apenas com o logo da SPoT, para que os profissionais autografassem.
Rodrigo Teixeira anda muito. Mas o que lhe faz ser um dos grandes ícones do skate internacional é a humildade com todo mundo. Skatistas bons encontramos em qualquer canto do mundo, mas caras bons de skate e coração são raros. Rodrigo é um desses caras que brilham em qualquer lugar que apareçam e dá atenção à todos.
Fred Gall. Falar o que do último colocado do evento? Depois do Ítalo, o Fred foi o mais aplaudido do evento. Na competição são avaliadas as manobras, mas sua apresentação descontraída vai ficar mais marcada do que super manobras de alguns finalistas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?