Terça-feira intensamente saudosista


Airwalk do Hiroshi (Sidney Arakaki)

Essa terça-feira foi um dia muito saudosista pra mim. Começou com o Aguinaldo Melo me mostrando a encomenda que ele trouxe pro Marcos Hiroshi, de Los Angeles, um tênis Airwalk, que voltou a ser produzido (em série limitada). Esse tênis foi sonho de consumo de várias gerações, principalmente entre as décadas de 80 e 90. É impressionante como ele é duro e pesado. Mas, na época, o que importava era a durabilidade. E esse design era muito futurístico. Não é a tôa que continua sendo um clássico, mesmo eu querendo ter só pra ter em casa. Não sei se sairia na rua calçando hoje em dia (vergonha e dó de gastar).

Depois fiquei vendo a Transworld especial do “Skate & Create” desse ano, que tem o ensaio da Etnies. Eles se inspiraram no time da World Industries e a revista Big Brother pra produzir as fotos e o vídeo (veja o vídeo aqui), que foi o meu preferido (vou tentar fazer um post sobre esse S&C em breve). Essa fase da primeira metade da década de 90 foi uma das piores em termos de moda, mas foi o boom das manobras técnicas.

Lá pro final da tarde dei uma descida até a Ladeira da Morte, que fica à uma quadra da sede da ESPN. Nesse final de semana vai rolar um campeonato de downhill e eu tava curioso pra ver como ficou o recapeamento da lendária ladeira. Ela não ficou perfeita, já tem vários trechos gastos (com dois meses de reforma), mas como disse o Luciano PT, se fosse perfeita não tinha graça! Fiquei pouco tempo lá, mas reencontrei alguns amigos que andavam comigo há mais de 20 anos, como o Juliano Lilica e o Williams Indião. Nesses poucos minutos, entre uma descida e outra, relembramos algumas histórias. Se só hoje eu fiquei empolgado, imagina domingo, quando vão estar vários amigos de infância (agora todos velhos barrigudos).


Ladeira da Morte recapeada (Sidney Arakaki)

Quando eu estava me recompondo do dia, outro baque: no Woohoo tava passando um campeonato que rolou no Parque do Ibirapuera, que o Alexandre Ribeiro ganhou. Não tenho certeza se foi em 89 ou 90, mas faz tempo! Esse campeonato é marcante pra mim, porque foi onde desci meu primeiro corrimão. Eu sempre achei que fosse um corrimão respeitoso, mas hoje descobri que é minúsculo! Acho que fiquei até decepcionado. Não importa, foi o primeiro, e depois desse tinha confiança pra evoluir, até chegar nos de rua.

Agora fico refletindo. Estou em 2010, relembrando de fases muito felizes da minha vida, e todas isoladas e separadas por gaps imensos. A Era do downhill na veia, depois sonhar com os tênis Airwalk, e bem adiante, quando a Airwalk já era uma marca ultrapassada, a fase da Big Brother. E dessa época da BB até hoje são, pelo menos, 16 anos, que também houveram muitas Eras. Mas vou deixar pra relembrar outro dia, porque não tô tão saudosista assim como imaginava.

1 comentário em “Terça-feira intensamente saudosista”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?