Para configurar um campeonato mundial não pode desfigurar o skate

Com os rumores do interesse do Comitê Olímpico Internacional em incluir o skate nas Olimpíadas, e sob as asas de entidades de ciclismo, os skatistas se mobilizaram, e em 2004 fundaram a Federação Internacional de Skate, para atender as exigências do COI e impedir que o skate fosse parar nas mãos de pessoas que cuidam de outro esporte. Afinal, se o skate tiver mesmo que ir para as Olimpíadas, que seja dirigido por skatistas.

Entre as exigências do caderno de encargos, um requisito óbvio era da Federação ter seus próprios campeões mundiais. A World Cup Skateboarding, que faz o circuito mundial, não poderia ser homologada por ser uma entidade privada. Então em 2009 aconteceu o primeiro ISF World Championships, coroando seus campeões mundiais.

Mas como, em primeiro momento, o skate está fora dos planos das Olimpíadas de 2012 (Londres) e 2016 (Rio de Janeiro), já não há mais motivo de pânico e parece que a entidade se dispersou. O site oficial da organização http://www.internationalskateboardingfederation.com não está mais sendo atualizado e a segunda versão do ISF World Championship, que aconteceu no último final de semana, em Boston, não foi aclamado como mundial.

Caso a competição fosse mesmo um campeonato mundial, não seria justo coroar os “melhores do mundo” num cronograma apertado de três dias, que sofreu com a ausência de favoritos aos títulos por causa de lesões. Shaun White torceu o tornozelo, Bob se recuperava de um corte na canela, Rune Glifberg foi anfitrião num campeonato em Copenhaga, sua cidade natal.

Não adianta ter pressa. Se o objetivo era mesmo fundar a Federação como representante do skate nos jogos olímpicos, então os dirigentes precisam pensar em formatos de circuitos, competições e regras que, seja justo para todos os competidores e respeite a essência do skate sem desfigurar a cultura, transformando em esporte. Como Tony Hawk e Bob Burnquist defendem há anos, as Olimpíadas é que precisam do skate, não o contrário.

Leia também
A Federação Internacional de Skate
Letícia Bufoni é campeã mundial de Skate pela ISF. Sandro Dias é vice

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?