sábado , 19 agosto 2017

Home » Blog » Faça sua Linha – A essência dos campeonatos de skate está de volta, e renovada

Faça sua Linha – A essência dos campeonatos de skate está de volta, e renovada

Publicado Em: 08/02/2010 22:17


Faça sua Linha

Os campeonatos de skate surgiram como uma forma de confraternização e meio de angariar fundos para construção e conservação de obstáculos. Com o crescimento da cultura, se transformou num mercado, e hoje, no Brasil, existe uma indústria de campeonatos amadores de skate. A essência, que era reunir os skatistas e gerar renda para manutenção da cena, se dissipou. O objetivo de muitos eventos, atualmente, é lucrar. E, na maioria das vezes, é feito por pessoas que nunca subiram num skate na vida.

Há anos sem um evento decente e com a falta de obstáculos para andar, alguns skatistas de Maringá se reuniram e organizaram um evento resgatando a essência primordial, sem a participação de pessoas de fora da cena local. Em apenas uma semana, bateram na porta das lojas e algumas empresas. Não todos, mas muitos contribuíram com a premiação, que foi distribuída fartamente entre os cinco primeiros colocados das categorias iniciante e amadora, e dois skatistas que se empenharam bravamente para acertar a melhor manobra na escadaria de 12 degraus.

A prefeitura também contribuiu, cedendo o espaço da Esplanada da Vila Olímpica, medalhas e troféus. E no decorrer dos dias, vários outros voluntários se juntaram ao mutirão assim que ficavam sabendo. Desde mão de obra, até ferramentas e aparelhagem de som emprestados surgiram. Afinal, todo empenho seria em prol do skate local. Todo montante das inscrições seria revertido para construção de novos obstáculos.

O nome do evento foi “Faça sua Linha”. Um formato inovador de competição que testaram e acredito que foi positivo. Para se considerar linha, os skatistas precisavam acertar o mínimo de duas manobras. O critério principal era acertar uma sequência de manobras. Eles podiam (deviam) usar o solo, bancos, trilho e palco de manual. No começo foi difícil para os skatistas entenderem, mas conforme a competição prosseguia, os skatistas iam assimilando a dinâmica de competição, que ficou com cara de sessão de skate para vídeo.

Quem soube aproveitar bem e acabou vencendo no amador foi Loan de Sá, que mora em Cianorte, uma cidade há 45 minutos de Maringá. Ele veio com vários amigos, entre eles, Edgar “Motoca”, que ficou em segundo lugar. Loan anda com segurança e com um estilo bem tranqüilo. Levou uma sacola gorda de prêmio e sempre que voltar pra Maringá vai ter vários amigos e um pico cheio de coisas pra andar.

Veja vídeo com manobras e fotos no ESPN.com.br/skate

Faça sua Linha – A essência dos campeonatos de skate está de volta, e renovada Reviewed by on . Os campeonatos de skate surgiram como uma forma de confraternização e meio de angariar fundos para construção e conservação de obstáculos. Com o crescimento da Os campeonatos de skate surgiram como uma forma de confraternização e meio de angariar fundos para construção e conservação de obstáculos. Com o crescimento da Rating:
asfalto-01
Voltar ao Topo