Spike Jonze, Monstros, Sonhos, Sonic Youth, Chocolate e Girl

Em novembro, quando eu estava assistindo o show do N.A.S.A., no festival Planeta Terra, vi no telão um cara parecido com o Spike Jonze e pensei, “esse Squeak E. Clean (do N.A.S.A.) é parecido mesmo com o irmão”. Mas, logo na seqüência, o Squeak apareceu em outro take. Ou seja, aquele cara que tava no canto do palco filmando o Zegon, era o Spike!

Alguns minutos antes, eu tava pensando no Spike enquanto assistia o show do Sonic Youth, porque, por causa do Spike, Jason Lee e Guy Mariano que comecei a me interessar pela banda, em 1992, quando os três participaram do clipe da música 100%. O Spike foi um dos diretores, e atuou como protagonista, andando de skate com o Mariano e o ainda anônimo fora da cena do skate, Jason Lee.

O Spike veio ao Brasil de férias, acompanhar o irmão, que estava fazendo alguns shows por aqui.
As férias foram por causa dos exautivos cinco anos da produção do filme “Onde Vivem os Monstros” (Where Are the Wild Things), que estreia essa semana no Brasil. O filme foi roteirizado e dirigido pelo Spike.

E depois desse trabalhão todo de produção e maratonas de entrevistas para mídias do mundo todo, ele veio se refugiar aqui, onde ainda não é muito conhecido.

Spike Jonze é um produtor de sonhos desde o final da década de 80. A diferença é que antigamente eram sonhos reais. Seus filmes de skate eram com personagens reais (mesmo que não parecessem na época). Assim como as crianças (ou até adultos) podem sonhar em ser o Max (do livro que inspirou o filme, Onde Vivem os Monstros), eu queria ser o Guy Mariano! Quando assisti o “Video Days”, em 1992, aquilo foi um choque. Três dos meus skatistas favoritos até hoje (e pra sempre) estão lá, Mariano, Jason Lee e Mark Gonzales. E o Spike tem grande influência na construção desses mitos, independente da habilidade individual de cada um.

Mesmo trabalhando muito nessas mega produções de cinema, Spike continua envolvido com o skate, principalmente com as marcas que ajudou a fundar e trabalha nos bastidores, como a Girl, Chocolate, Fourstar e Lakai.


Série da Girl inspirada no filme


Ilustrações do livro de Maurice Sendak, que originou o filme

Mais imagens sobre esse post, no Skateblog da ESPN www.espn.com.br/skateblog

1 comentário em “Spike Jonze, Monstros, Sonhos, Sonic Youth, Chocolate e Girl”

  1. E aí Sidney !!
    Essa istoria sobre assistir o show do N.a.s.a e confundir com Spike Jonze( sendo o próprio )vc deve ter ficado totalmente ''defaces'' .
    Eu soube de alguma coisa do N.a.s.a mas não fui , e agora entendi, alguma coisa me dizia para ir neste show . Perdi a oportunidade de ver o Jonze em carne e osso .

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?