O Miller Flip é invenção do Darrel, não do Chris


Quando fui convidado à estrear a seção O Outro, da Tribo, decidi escrever sobre o Chris Miller. Nessa seção, alguém comenta sobre “outra”pessoa e escolhi o Miller porque na passagem dele pelo Brasil, por ser low profile, foi ofuscado pelo Hosoi e o Caballero. E foi uma forma de poder homenagear a passagem de um dos meus ídolos pelo país. Seria uma injustiça, ainda mais com uma foto tão boa dando mole, não publicar nada dele.

Empolgado, escrevi sobre o Miller Flip, que tinha certeza ter sido invenção do Chris. Desde que conheci a manobra, remetia automaticamente ao Chris Miller, mesmo nunca ter visto o mesmo manobrando-a. Quando o Cesar Gyrão, editor da Tribo, leu o texto e me corrigiu falando que a manobra não era do Chris, e sim do Darrel, fiquei decepcionado. Não duvidei, mas procuramos no Google. Pesquisamos bastante e não achamos mais detalhes.

Na The Skateboard Mag desse mês, o Lance Mountain conta, em entrevista, a história do miller flip. Realmente, como o Gyrão disse, ela foi inventado pelo Darrel Miller. Mas, pro meu consolo, na própria introdução, Dave Swift comenta que essa é uma confusão frequente pra quem acompanha o skate depois de 1985.


Essa foto eu cacei no Google e infelizmente não achei os créditos do fotógrafo. Mas o skatista é o Jeff Ward. Como o Lance diz na entrevista, muitos optam pelo miller flip como uma forma de um frontside handplant reverse ‘roubado’: “É mais fácil fazer miller flips ruins, do que bons frontside inverts“.
E esse do Jeff Ward é de verdade. Mão no coping e capotando!

5 comentários em “O Miller Flip é invenção do Darrel, não do Chris”

  1. Darrel era contemporâneo de outros skatistas que inventaram muitas manobras que incluiam o prório nome como Dave Andrecht, com o Andrecht Invert, Mike Smith com o Smith Grind e Smith Invert, Neil Blender com o Lien Air (Neil ao contrário), Steve Caballero com o Caballareal e Ed Elguera
    que veio como o Elgario além do mais manjado McTwist do Mike McGill. Conhecer o passado ajuda a apreciar melhor o presente!

  2. Qdo ouvia isso, achava o mesmo.
    Mas há um tempo atrás descobri e acho q foi em alguma revista até.
    Sempre pesquiso isso, gosto muito !
    Aqui tem um link q ajuda muito.

    E esses "erros" acontecem frequentemente… Assim como no caso do Crooked q todos atribuem ao Koston… na verdade, ele popularizou a manobra, mas quem inventou mesmo, foi Dan Peterka.

  3. olha meu ganha pão sendo desbancado haohaohaohaoh

    o cidão! mamae ta esperando com a janta no forno a 3 dias cade vc ta farreando por onde pÔ

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?