Galera de Cajamar indignada com pista de skate – com razão

Recebi esse email nesse final de semana:

“Meu nome é Ricardo nao ando de skate e sim de in line.. (mas aqui na city 90% é skate)
eu visitei seu blog na net… e li seu artigo sobre fiscalização de construção de pistas de skate.
Seguinte… a galera aqui esta indignada.. com a pista que foi feita aqui…………… muito ruim, nao dá pra andar legal, muito menos evoluir, o pior é que, pra galera que ta começando, ter um bom lugar pra tirar suas manobras é muito importante, ou seja………………… a pista que temos aqui só serve pra desanimar os novatos que nao tem condições de ir pra outros lugares…
Moro em Cajamar, SP. A cidade aqui tem 2 pista exatamente no mesmo modelo… a primeira ja nao tinha ficado boa.. quando foram fazer a outra do nosso bairro, esperávamos que ela ficasse um pouco melhor………. mas não… Chegamos a conversar com os pedreiros, indicando alguns erros…. mas nao adiantou.. (confesso que pecamos em insistir mais com os responsáveis)…… a pista ficou muito pior do que a primeira.
Estamos pensando em fazer algum movimento, tipo um abaixo assinado, pra ver se a prefeitura faz no minimo uma reforma. Gostaria que vc me ajudasse, dando alguma dica, visto que ainda nao falamos com ninguém dos responsáveis na prefeitura…
Tirei algumas fotos da pista pra vc ter uma idéia de como ficou…segue anexo”






Minirrampa em forma de V, quarter-pipe no meio de terreno de terra, corrimão da pista pra campo de futebol de várzea. Eu achava que já tinha visto pistas bizarras, mas a da cidade de Cajamar superou todas. Já visitei muitas pistas mal feitas pelo Brasil, mas quem projetou essa anomalia devia ser preso. É um crime!


“Caro Ricardo (e demais que se interessam pelo assunto),
Também estou indignado com essa pista que fizeram na tua cidade. Vou tentar responder aqui seu email:
-Não entendo tecnicamente de construções de pistas, por isso, eu recomendo à todos que me procuram, a entrar com contato com a Confederação Brasileira de Skate pelo email esporte@cbsk.com.br . Ela tem uma lista de contato de empresas especializadas em construções de pistas.
-Conversar com os pedreiros não adianta muito. Eles estão ali pra cumprir ordens dos superiores, que é quem devem ser procurados.
-Acho que um abaixo-assinado até pode ajudar, mas o ideal é os skatistas estarem mobilizados e representados por uma associação (no seu caso, que é o inline, unam-se aos praticantes de bike e skate).

Basicamente é isso. Mas vou tentar pesquisar soluções, porque essas minhas respostas tão vagas. É um assunto que merece atenção especial. E na real, acho que todos nós temos um pouco de culpa nessas pistas, porque poderíamos intervir de alguma forma. Desde embargando às obras até participando dos projetos como entidade representativa. Continue mandando notícias de Cajamar.

Abração
Sidney Arakaki”


Ed Scander, diretor esportivo da CBSk também responde:
“Ricardo,

Sua reivindicação é mais que justo porque o que fizeram é um crime aos cofres públicos e a integridade dos possíveis usuários, um verdadeiro absurdo!
Você está pensando certo em reunir os praticantes de Skate e Inline em Cajamar para levantar um abaixo assinado e levar à prefeitura.
Se conhecer um vereador ou alguém que conheça algum, seria de boa ajuda, pois um vereador já sabe o tramite.
Após tudo isto a prefeitura não der atenção, procurem a imprensa e bate a boca no trambone, ok?

Edson Scander
Diretor Esportivo
Confederação Brasileira de Skate
Fone: (11) 8128-3278
www.cbsk.com.br

3 comentários em “Galera de Cajamar indignada com pista de skate – com razão”

  1. eaii Li o relato do amigo de Cajamar!!!
    vou dar umas sugestoes, primeiro vcs tem que se unir fazer abaixo assinado(para mostra que tem bastante adpto do skate na pista) arrumar um lider, e marcar entervista com o prefeito e fazer pressão, skateata,barulho, midia e tudo que possa chamar atenção.
    e o principal contratar alguem que entenda de skate e engeharia e ficar em CIMA da OBRA. pegar qualquer erro!
    Vi o raio da transição da mini, super rapida, “aquilo” so vai machucar… vai corre atras, já vi isto dar certo em outros lugares…
    abçss
    Eduardo Yndyo
    http://www.skatecuriosidade.com
    skate sempre!!!!

  2. velho!
    Aqui em Uruguaiana já vivemos isso….em 2004, em final d e mandato o prefeito da época “mandou” construir o que ele achava q seria uma pista…cravou um half-pipe no meio d euma quadra tosca e inaugurou como obra…o fato é q aqui não temos história com o vertical, a galera é streeteira. Mesmo assim, um bom vertical poderia ser útil…mas foi todo feito sem cuidados e fora das medidas..resultado: um flat estreito , uma porção de vertical exagerada e um raio quase impraticavel na transição….ficou largado… um pouco de uso pela galera da BMX e, de vez em qdo, um de nós vai lá darumas batidas só…mas é puro stress…
    e isso que a galera já tinha uma certa organização , já tinah feito alguns movimentos e apresentado projetos ao executivo municipal..
    a partir de 2006, com a legalização da Associação, pudemos travar outra conversa com o poder público e agora, finalmente(!), estamos com a obra encaminhada…tem gente , como eu, que esperou quase duas décadas por isso!! mas agora com acomapanhamento de quem anda e projeto feito por especialistas a coisa que vai sair vai ser de gabarito..e memso assim não podemos sossegar…estamos acompanhando até os trÂmites da licitação para q tudo corra perfeitamente e o mais rápido possível!
    dá uma olhada no http://www.skatedafronteiraoeste.blogspot.com
    Abração!
    Skate sempre!

  3. Cara você já tinha me falado dessa pista mas as fotos me surpreenderam. Poderiam ter investido em um projetinho melhor né!
    Concordo com sua indignação e torço para que os responsáveis façam algo a respeito!

    Abraços!!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?