quinta-feira , 17 agosto 2017

Home » Blog » Pista nova em Santos – José Menino

Pista nova em Santos – José Menino

Publicado Em: 27/01/2009 07:45



Foi inaugurado nessa segunda-feira o Parque Municipal Roberto Mário Santini, que abriga o Museu do Surf e uma pista de skate com área de street padrão e um banks divertido. Os obstáculos de street são os onipresentes funbox, rampas retas, quarters e alguns poucos diferenciais, como um trilho em forma de arco e um box em cima da rampa reta. O banks tem uns trancos, achei as distâncias das extremidades longas, mas não chega a ser defeito. No meio do flat tem uma tetinha pra bombar o gás. Ela é pequena e pontuda. A primeira impressão é que o formato fosse incompatível, mas funciona, desde que se entre de lado. Só dei duas dropadas pra experimentar, porque precisava de capacete e eu tava sem. Mas foi o suficiente pra querer voltar lá equipado. O visual do lugar é demais. O parque tem 42.766,10 m² e fica em cima do emissário submarino do José Menino, cercado pelo mar e do lado da ilha de Urubuqueçaba. O projeto é assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake.

A matéria da sessão de inauguração, pode ser assistida online no Planeta EXPN.

O banks é comprido e não tenho lente fisheye pra mostrá-lo inteiro

Tetinha não é só o apelido do Dhani Borges. Olha ali no flat

Kelvin Hoefler já tá acostumado a andar equipado e descer corrimão desde cedo

Otávio Neto, backside ollie to tail reverse

O arco. Bom pra pegar confiança nas manobras de trilho

Museu do Surf

Dentro do Museu do Surf tem uma exposição fixa com dezenas de pranchas contando a história do surf brasileiro. Tem também fotos e artes de surf e algumas de skate, representadas pelo Alexandre Vianna, Fabio Bitão e o J. Grant Brittain.

Visitante olhando as fotos do Brittain

Das quatro fotos do Brittain, três são muito clássicas. Uma da Bones Brigade dando invert no spine da rampa do Animal Chin, a do slide do Hosoi com o bueiro e a do Tod Swank, que virou capa da TWS. A outra é de um looping do Bob na casa dele.
Do Alê, são duas imagens que foram publicadas no livro Skate Obsession e do Bitão, duas também. Uma do Nilton Urina pulando uma moto de ollie e acho que a outra é do Bob no quarter da Mega Ramp.


Logo do lado da pista fica um espaço de leitura, com revistas e jornais pra serem lidos com calma. Sempre achei que isso precisasse ter na pista de São Bernardo.

Luciano Kid, primeiro campeão brasileiro de skate, estava lá, mas nem levou o skate. Certo ele. Tava lotado e só ia se estressar com a molecada.

As pistas mais cheirosas são as litorâneas

Escutura “As Ondas”, de Tomie Ohtake

O parque custou R$ 6,8 milhões e acho que essa é a única lixeira


Algumas ressalvas:

-É proibido andar de skate fora da pista. O espaço do parque é amplo e com cimento lisinho, pedindo pra uma sessãozinha de solo pra esquentar as pernas. Um guarda veio de pedir (educadamente) pra não andar. Eu me desculpei e disse que não tinha visto placa nenhuma, por isso tava andando. Aí, ele me disse que era óbvio que calçada não é lugar pra andar de skate (nem locomoção), é só pra pedestres.

-É obrigatório andar de capacete na pista, mas a área não é cercada e provavelmente não terá como fiscalizar. Mas quando eu for lá, certeza que levarei na mochila.

-Colocaram iluminação na noite anterior sobre a pista e ontem ninguém sabia como funcionava. Mas pelo que vi, acho que não ia funcionar muito bem.

-Roberto Mário Santini foi dono do Jornal e TV Tribuna (afiliada Rede Globo). Então, imagino que a família e a TV cobrarão pela preservação do parque que leva o nome do patrono.

Pista nova em Santos – José Menino Reviewed by on . Foi inaugurado nessa segunda-feira o Parque Municipal Roberto Mário Santini, que abriga o Museu do Surf e uma pista de skate com área de street padrão e um bank Foi inaugurado nessa segunda-feira o Parque Municipal Roberto Mário Santini, que abriga o Museu do Surf e uma pista de skate com área de street padrão e um bank Rating:
asfalto-01
Voltar ao Topo