Pista nova em Santos – José Menino


Foi inaugurado nessa segunda-feira o Parque Municipal Roberto Mário Santini, que abriga o Museu do Surf e uma pista de skate com área de street padrão e um banks divertido. Os obstáculos de street são os onipresentes funbox, rampas retas, quarters e alguns poucos diferenciais, como um trilho em forma de arco e um box em cima da rampa reta. O banks tem uns trancos, achei as distâncias das extremidades longas, mas não chega a ser defeito. No meio do flat tem uma tetinha pra bombar o gás. Ela é pequena e pontuda. A primeira impressão é que o formato fosse incompatível, mas funciona, desde que se entre de lado. Só dei duas dropadas pra experimentar, porque precisava de capacete e eu tava sem. Mas foi o suficiente pra querer voltar lá equipado. O visual do lugar é demais. O parque tem 42.766,10 m² e fica em cima do emissário submarino do José Menino, cercado pelo mar e do lado da ilha de Urubuqueçaba. O projeto é assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake.

A matéria da sessão de inauguração, pode ser assistida online no Planeta EXPN.

O banks é comprido e não tenho lente fisheye pra mostrá-lo inteiro

Tetinha não é só o apelido do Dhani Borges. Olha ali no flat

Kelvin Hoefler já tá acostumado a andar equipado e descer corrimão desde cedo

Otávio Neto, backside ollie to tail reverse

O arco. Bom pra pegar confiança nas manobras de trilho

Museu do Surf

Dentro do Museu do Surf tem uma exposição fixa com dezenas de pranchas contando a história do surf brasileiro. Tem também fotos e artes de surf e algumas de skate, representadas pelo Alexandre Vianna, Fabio Bitão e o J. Grant Brittain.

Visitante olhando as fotos do Brittain

Das quatro fotos do Brittain, três são muito clássicas. Uma da Bones Brigade dando invert no spine da rampa do Animal Chin, a do slide do Hosoi com o bueiro e a do Tod Swank, que virou capa da TWS. A outra é de um looping do Bob na casa dele.
Do Alê, são duas imagens que foram publicadas no livro Skate Obsession e do Bitão, duas também. Uma do Nilton Urina pulando uma moto de ollie e acho que a outra é do Bob no quarter da Mega Ramp.


Logo do lado da pista fica um espaço de leitura, com revistas e jornais pra serem lidos com calma. Sempre achei que isso precisasse ter na pista de São Bernardo.

Luciano Kid, primeiro campeão brasileiro de skate, estava lá, mas nem levou o skate. Certo ele. Tava lotado e só ia se estressar com a molecada.

As pistas mais cheirosas são as litorâneas

Escutura “As Ondas”, de Tomie Ohtake

O parque custou R$ 6,8 milhões e acho que essa é a única lixeira


Algumas ressalvas:

-É proibido andar de skate fora da pista. O espaço do parque é amplo e com cimento lisinho, pedindo pra uma sessãozinha de solo pra esquentar as pernas. Um guarda veio de pedir (educadamente) pra não andar. Eu me desculpei e disse que não tinha visto placa nenhuma, por isso tava andando. Aí, ele me disse que era óbvio que calçada não é lugar pra andar de skate (nem locomoção), é só pra pedestres.

-É obrigatório andar de capacete na pista, mas a área não é cercada e provavelmente não terá como fiscalizar. Mas quando eu for lá, certeza que levarei na mochila.

-Colocaram iluminação na noite anterior sobre a pista e ontem ninguém sabia como funcionava. Mas pelo que vi, acho que não ia funcionar muito bem.

-Roberto Mário Santini foi dono do Jornal e TV Tribuna (afiliada Rede Globo). Então, imagino que a família e a TV cobrarão pela preservação do parque que leva o nome do patrono.

6 comentários em “Pista nova em Santos – José Menino”

  1. eai Sidney Tb..cara eu estive ai na sexta 23,pista estava com algumas poças de agua, tive trampo de secar, e depois como bom Old (e louco para andar..) coloquei joelheira, quando dou primeiro carving me aparece a Guarda Metropolitana de santos e não deixou mais andar, pior é que o cara queria apreender meu skate (lembrou tempo do Janio em Sp…) cara alegou que a pista não havia nem sido inaugurada ainda…(pode!!) e eu não poderia estar ali… coitado dele!!! rsrsr com meus cabelos brancos ele logo viu que não era um muleque qualquer… depois que eu me identifiquei o “papo” mudou rsrs ai ele viu que a autoridade ali não era bem ele.. e se mandou. ai sim deu pra andar um pouco mais… rsrsr
    fiz matéria no meu blog sobre a tour…no litoral sul ve lá.
    abçsssss
    blog sempre 10.

  2. meu, a pista é classe a . Da para dar um rolê fluído com muitos carvings e altas bordas , fora a mulherada todas de marquinha , muito style . Porem o problema é que a pista com a grade baixa ou vazada , muitos neguinhos que estão aprendendo atrapalham muito os que ja sabem a andar existindo em vários momentos situações de risco onde a trombada é constante , no mas , show de bola . SANDRO FEDELHO

  3. Ai eu já fui nessa pista ela é muito loka e os skates ai do lado o da zeerour die eu tenho um igual a ele chapasdo

  4. SEM PALAVRAS, OBRIGADO PELA MATÉRIA, PISTA EM LUGAR MARAVILHOSO, GALERA GENTE FINA, AR DELICIOSO PARA SE RESPIRAR E PAZ, MUITA PAZ PARA SE TREINAR, MAS VÁ DE MANHÃ, POIS Á TARDE É BEM CHEIO DE PRATICANTES NOS FIM DE SEMANA, RECOMENDO, KID.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?