dc shoes agents of changes

“Agents of Change” – A história da DC Shoes


Essa história começa em 1989 com uma série de acasos. Nesse ano, Ken Block, então com 21 anos de idade, desencanou da carreira de arquiteto para tornar-se um snowboarder vagabundo, e começar uma conceituada marca de roupas chamada Eightball. Em 1991, ele se tornou amigo de Damon Way, 19 anos na época, um skatista que tinha sofrido traumatismo craniano e que abalou seu sonho de se profissionalizar. No ano seguinte, eu apresentei Ken e Damon para o meu pai, Blehm Clay, 58 anos, um contador que estava desempregado e falido, e que vivia de favor na garagem da minha irmã. Os três iriam criar a DC Shoes em 1993.

Esse é o primeiro parágrafo do livro “Agents of Change – The story of DC Shoes and its athetes”, a história da DC Shoes, escrita pelo jornalista Eric Blehm, que é amigo de longa data de Ken Block e Damon Way. Como ele relata, a experiência de contador do pai fez com que a fábrica de roupas de fundo de quintal dos amigos se tornasse uma milionária empresa do setor vestuário, e que, em pouco tempo já estava dominando o mercado calçadista de streetwear.

O livro conta muitas histórias interessantes, lições de empreendedorismo, curiosidades, tem muitas imagens, como anúncios antigos, fotos dos tênis, biografias do Ken Block, Damon Way, Blehm Clay, do Danny Way, Colin McKay, reproduções de capas de revistas clássicas com os skatistas da DC, etc. Pra mim, que gosto muito de livros, foi uma das minhas melhores aquisições. Tive sorte de barganhar e comprar do “King of São Paulo”, Jhonny Melhado. Ele ganhou na premiação do campeonato e me vendeu simbolicamente sabendo que eu gosto de livros. 

ALGUMAS CURIOSIDADES

  • O nome DC vem da marca Droors Clothing, que nos anos 90 era uma das principais marcas de roupa do universo streetwear.
  • O primeiro protótipo de tênis foi lançado como Droors Clothing. Foi fabricado pela Vans, mas o acabamento tosco não agradou Ken, Damon, muito menos os skatistas consumidores.
  • Ele foi rebatizado como DC Shoes e começou a ser fabricado pela etnies.
  • A marca chegou ao mercado com dois pro-models: Danny Way e Colin McKay. Ação fundamental pra chegar dominando.
  • DC não vem de Danny (Way) e Colin (McKay), apesar de bem sugestivo.
  • Damon Way é irmão mais velho do Danny Way.

Esse livro foi lançado em 2002. De lá pra cá, muitas coisas aconteceram na DC, e, com certeza renderia mais um bom volume. A marca foi vendida pra Quiksilver, Danny Way criou a Mega Ramp, foi lançado um DVD épico – o The DC VIDEO, o time foi renovado, Ken Block é um dos principais pilotos de rally do circuito mundial e a DC agora, também fabrica sapatilhas de automobilismo.

Mande sugestões, dúvidas, etc, para contato@skataholic.com.br

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?