MEGALOMANIA

Vivian Mesquita e Renata Netto, apresentando o MEGALOMANIA

Hoje, se tivesse uma Mega Ramp do lado de fora do prédio da ESPN eu droparia adrenado! Eu e mais uma banca que esteve lá pra assistir a pré-estréia do Megalomania, um documentário produzido em comemoração aos 10 anos dessa ‘modalidade’. O programa tem 1 hora e meia e é tenso! História muito bem editada e com incrível riqueza de informações. A equipe brasileira da ESPN pesquisou e conseguiu muito material bom e bastante coisas inéditas e exclusivas. Os personagens principais, claro, Bob Burnquist e Danny Way, o cara que é considerado pai da Mega. Mas o biker Mat Hoffman também foi entrevistado. Em 1993 ele revolucionou o conceito de rampas, construindo um quarter de 6 metros de altura com medidas de física calculadas por ele mesmo. No segundo ou terceiro vídeo da Birdhouse tem o Hoffman sendo puxado por uma moto e voando num aéreo gigantesco, de uns 6 metros de altura. Na época era muito inacreditável! Desumano. Mas o que é considerado o start dessa história de Mega foi a DC Super Ramp, construída dentro de um aeroporto californiano em 1997, para que o Danny batesse o recorde mundial de altura. Ele alcançou 5m (16,6 pés) e ainda lançou o primeiro bomb drop de um helicóptero pra dentro do half.

DC Super Ramp e o recorde de aéreo em 97 (foto: Mike Ballard)

Muitos skatistas importantes da história também foram entrevistados, como Cristian Hosoi, que faz uma declaração de amor pro Danny que descreve bem a importância do cara pra evolução do skate. Os tombos do Jake Brown nos X Games de 2007 e do Danny Way esse ano não poderiam ser esquecidos. Eu não gosto de ver tombos. Sempre que revejo a queda dos dois fico chocado, mas a seqüência de tudo que rolou com eles é muito inspirador. Mistura de sentimentos que aumenta minha admiração pelos caras, que já não era pouca. Mas um acidente antes dos deles já era mais famoso pra comunidade do skate, e considerado o pior tombo da história até então: a ‘zerada’ do Pat Duff no quarter do Bob. O cara passou o gap de frontside grab, mas ninguém o havia instruído sobre a seqüência. O Bob falou que ele acertou tão rápido que nem deu tempo de ensinar a cair de joelho ou dar um aéreo no quarter. O Pat deu uma ejetada e caiu de pé no flat. Quebrou os joelhos e sei lá mais o que. A imagem nem assusta tanto, mas os gritos de dor devem ter ecoados até a lua. Lembro que na época do acidente, no Mypace do Pat tinha um vídeo dele internado e mostrava a ferida. Quase vomitei, fiquei mal.
Outros brasileiros que participam são Edgar Vovô, Lincoln Ueda e Digo Menezes. Os caras andam e dão depoimentos interessantes.
Já extendi demais esse papo, que na real era pra ser atualizado logo que cheguei em casa. Mas cheguei tão adrenado que almocei e corri pra pista. Cheguei lá exausto e bateu o sono. Acordei 2 horas mais cedo hoje pra chegar na ESPN e perdi meu programa favorito pra despertar, o Pontapé Inicial. Então acabei nem andando na pista. A diversão, como na maioria das vezes, foi remando indo e voltando da pista. Aí, chego em casa agora de noite, jantei e tô aqui fazendo uma força danada pra digitar e acabo de descobrir que hoje não rola reprise do Pontapé… Isso tudo pra avisar pra vocês não perderem o MEGALOMANIA. Serão quatro exibições:
30 de outubro às 15h30, 2 de novembro às 21h30, 12 de novembro às 2h e depois às 17h30

Pra quem não tem ESPN em casa, se agiliza com o vizinho, com a tia, na loja de eletrodomésticos, na skateshop da sua vila, no shopping. Dá um jeito, porque é muito imperdível. Senão, vai ter que se contentar com o skate na Globo…

Pat Duff

Digo Menezes é lembrado pelo Bob como o cara que vem evoluindo mais rápido na Mega

Formiga sendo entrevistando por André Argolo

Meus amigos blogueiros César Gyrão e Helga Simões
Otávio Neto, Aguinaldo Melo e o Carlinhos Zodi

Clica nessa imagem pra assistir a reportagem da première (cadastro gratuíto)

Photobucket

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?