Pirataria

O que é pirataria?
Pra mim, piratas são os caras que “roubam” direitos autorais. Lucram em cima de trabalhos autorais. O maior exemplo: o mercado de vendas de músicas e filmes. Isso sim considero crime. Agora, baixar os arquivos pra assistir e compartilhar com amigos acho muito saudável. Ridículo a indústria fonográfica e cinematográfica generalizar tudo como pirataria. Eu costumo baixar muitos filmes e músicas e não me considero um pirata. Muito pelo contrário. Se assisto um filme e acho bom, quero ir ver no cinema ou comprar o DVD.
Nem de graça acho que iria assistir Rambo 4. Mas na friaca do carnaval baixei e assisti. Uma merda. Agora, pego esses 16 reais e vou ver outro filme que eu tenha certeza que vale a pena, ou até comprar um DVD. Eu não costumo comprar DVDs, mas muita gente coleciona. Digamos que a troca de arquivos de vídeos fosse mais popular, mais colecionadores se sentiriam motivados à comprar seus vídeos prediletos, ainda mais que hoje muitos devem se arrepender da compra logo depois de apertar o play. O dinheiro iria pra indústria de todo jeito, mas com satisfação garantida. Ou seríamos ressarcidos após uma sessão de cinema que não nos agradasse? Acho que até teríamos o direito de processá-los por “roubar-nos” tempo…

Um caso recente: baixei o Awesome, do Beastie Boys. Mal começou e eu já dei o pause pra procurar uma loja online que vendesse. Tive certeza que eu precisava ter esse DVD. Compra feita, voltei a assistir. Se com o arquivo “pirata” eu já estava satisfeito, imagina com o disco original, com legendas e bônus. Era o último da loja, se alguém quiser uma cópia é 10 reals!

3 comentários em “Pirataria”

  1. Realmente, como diria Richard Stallman, criador do movimento de Software Livre, “Piratas existiam no caribe, eles roubavam e matavam! Chamar alguem que compartilha conteúdo é um grande erro.”
    Sou totalmente a favor da distribuição de musicas e diversos outros conteudos sobre Creative Commons ou outras licenças relacionadas. Se eu faço o download de uma musica e gosto, eu posso baixar o disco todo e com certeza quando tiver um show eu irei e ainda saberei todas a musicas.

    Muito bacana a camiseta, gostei mesmo!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?